E lá vai Nova Serrana: FIEMG inaugura Centro Tecnológico de Calçados de Nova Serrana – Governador anuncia construção do aeroporto

Publicado por: suporte

A solenidade de apresentação da nova unidade foi realizada por Afonso Gonzaga, que em seu discurso destacou a grandiosidade da obra, superior aos maiores Centros Tecnológicos da Europa: “Através de parceiros como o SEBRAE foi possível conhecermos as principais novidades em tecnologias em diferentes missões, o que propiciou a montagem desta unidade avançada para atender os calçadistas do centro-oeste.

Não devemos temer os países asiáticos, disse Gonzaga, pois a unidade do SENAI que hora se instala em Nova Serrana é capaz de dotar a região de mão-de-obra qualificada, capaz de transformar a região centro-oeste no maior produtor de calçados do Brasil e em condições de disputar mercado em todas as partes do mundo.

Continua depois da publicidade

Afonso Gonzaga ainda se referiu aos importantes números de sua gestão, que fazem a diferença no crescimento da educação tecnológica e expansão industrial do centro-oeste: São 154 milhões investidos em diferentes projetos do Sesi/Senai-Cozinha Brasil e importantes parcerias com agentes de fomento econômico, que somente em 2011 aprovaram 156 contratos de financiamento para micro e pequenas empresas.

Em Nova Serrana foram concedidos 76 financiamentos de expansão e aquisição de maquinário. Com estes números, Afonso Gonzaga fez um breve relato de sua gestão e classificou de “missão cumprida” os seus propósitos de alavancar o desenvolvimento industrial de Nova Serrana.

Também nesse sentido, o governador Antônio Anastasia classificou a cidade de “símbolo de desenvolvimento de Minas Gerais”, e anunciou a assinatura de contrato em 2012 para que ainda em seu mandato seja construído o aeroporto de Nova Serrana. “Aeroporto não é luxo e sim a porta de entrada de novos negócios em qualquer cidade”, disse.

Ao final, classificou a Fiemg como instituição de 1º mundo e capacitada a promover o desenvolvimento industrial mineiro. Petrônio Machado Zica falou do volume de recursos investidos entre Bancos e iniciativa privada, os valores somam 12 milhões, e destacou a importância do desenvolvimento do Núcleo de Design do Calçado quanto apoio à criação e atendimento aos padrões mundiais de excelência na produção de calçados.

Paulo César de Freitas, prefeito de Nova Serrana, lembrou os avanços de Nova Serrana em seu mandato – a criação de novos postos de trabalho, construção de moradias e as importantes parceiras com a Fiemg e o governo de Minas, como fundamentais para que seja destacada como “símbolo de desenvolvimento de Minas Gerais”.

A unidade SENAI Geny José Ferreira ocupa 3,2 mil m² de um terreno de 12 mil m², equipada com máquinas de ultima geração e um laboratório de ensaios físicos e mecânicos avançado.

O Centro Tecnológico abrigará 18 cursos nas áreas de aprendizagem industrial, aperfeiçoamento, qualificação profissional e técnicos. “Queremos ser referência para a indústria de calçados de Minas Gerais”, disse Hernani Carvalho – gerente da unidade. Com uma capacidade de formar 1500 alunos por ano, a nova unidade oferecerá, inicialmente, os seguintes cursos de aprendizagem industrial para 2012: Pesponto de calçados e bolsas; Processos Administrativos; Corte de Calçados; Mecânica de manutenção industrial; Eletricidade predial; confecção de calçados com ênfase em modelagem e design; e Instalação elétrica predial. Além de oferecer 36 vagas no curso de Técnico em Calçados, através do Programa de Educação Profissional do Governo Federal – PEP. “Vamos capacitar profissionais e oferecer apoio nos processos produtivos e no desenvolvimento e utilização de produtos e tecnologias para o setor, atendendo exigências do mercado consumidor mundial”, completou Hernani.

Segundo Afonso Gonzaga, as metas com a nova unidade do SENAI são: diversificar a oferta de cursos profissionalizantes para atender à demanda das empresas e o aumento do número de vagas; implantação de um Núcleo de Design de Calçados que auxiliará na criação e desenvolvimento de novos produtos, aumentando à qualidade e a produtividade – moda rápida; ampliar os serviços de Laboratório de Ensaios Físico – Mecânico em Calçados e Materiais, onde serão realizados mais de 30 tipos de ensaios, trazendo como beneficio a redução de custos, o aumento da qualidade e produtividade do setor de calçados.

Manchete: Divinews
Texto: Guilherme Dionísio/IMPRENSA/Fiemg Regional Centro-Oeste

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade