Após cinco dias de batalhas Câmara dos EUA consegue eleger presidente da Casa

Publicado por: Redação

Após cinco dias de votação e 14 rodadas fracassadas, o líder repúblicano Kevin McCarthy conseguiu se eleger presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos na madrugada deste sábado, 7. A vitória veio somente na 15ª rodada, depois que ele convenceu um número suficiente de radicais de seu próprio partido que se recusaram a apoiá-lo e alcançou 216 votos favoráveis, encerrando um impasse que se arrastou por quase uma semana, o mais longo desde 1859, e que paralisou a Câmara

O líder republicano conseguiu convencer a maioria dos rebeldes após uma série de concessões que diminuem sensivelmente o poder do presidente da Câmara americana. Assim, ele abriu caminho para a vitória e conquistou um contingente considerável de legisladores ultraconservadores (15 dos 21 republicanos que desertaram) nas 12ª e 13ª votações no início do dia.

Continua depois da publicidade

Em seguida, pressionou os remanescentes em busca de mais convertidos na penúltima sessão, que foi marcada por tensões entre McCarthy e o conservador radical Matt Gaetz. Isso porque o deputado da Flórida frustrou a eleição do colega de partido na 14ª votação ao decidir se abster quando o legislador da Califórnia estava perto da vitória com um voto restante. Com isso, os deputados seguiram para 15ª rodada, quando só então McCarthy foi eleito.

 

Fonte: Estadão

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade