Sistema prisional de Divinópolis e de mais 9 cidades fora de conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Publicado por: suporte

A partir do diagnóstico, o CNJ fará recomendações às autoridades dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, para adequar os respectivos sistemas socioeducativos às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas (Sinase). Ambos colocam como obrigação do sistema socioeducativo garantir ao adolescente em conflito com a lei um tratamento digno, respeito a sua individualidade, escolarização e profissionalização, manutenção de seus vínculos familiares e acesso ao lazer, à cultura e à convivência comunitária.

Em Minas Gerais, serão visitadas 19 unidades de internação nos municípios de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio, Pirapora, Montes Claros, Sete Lagoas, Divinópolis, Governador Valadares e Teófilo Otoni. Ao todo, cerca de mil adolescentes estão internados nessas localidades. Os trabalhos no estado terminam no próximo dia 29.

Continua depois da publicidade

No Espírito Santo, o Justiça ao Jovem percorrerá dez unidades nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Esses municípios abrigam um total de 500 internos. As visitas no Espírito Santo terminam no dia 25.

No Paraná, as visitas serão a 19 estabelecimentos de internação em Curitiba, Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, Londrina e Santo Antônio da Platina. O número total de internos nesses municípios é de 945. O trabalho do Justiça ao Jovem no estado termina no dia 25.

O Justiça ao Jovem foi lançado pelo CNJ em junho de 2010. O Programa é executado por magistrados com experiência na área de execução de medida socioeducativa e também por técnicos do Judiciário, como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Ao todo, 20 unidades da federação já foram visitadas.

Fonte: CNJ

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade