Congado de Divinópolis é contado em livro

Publicado por: suporte

O livro é resultado do projeto Reinado para as Novas Gerações, que foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e recebeu patrocínio da Etiquetadora Amaral. Durante um ano os autores Andressa Gonçalves e Paulo Morais pesquisaram sobre a festa popular no município. O lançamento é nesta quinta-feira (12/08) às 19h30, na Biblioteca Pública Ataliba Lago.

O protagonista da narrativa é Benedito, ou Bené, como é conhecido entre os colegas, um menino de 12 anos que estuda na sexta série e que embarca com os amigos de sala numa aventura pelas tradições do interior de Minas Gerais. Segundo Paulo Morais, a idéia de escrever um livro voltado para crianças e adolescentes surgiu nas primeiras conversas com reinadeiros, que disseram que os jovens têm pouco interesse em conhecer as origens da tradição.

Continua depois da publicidade

“Nossa intenção é valorizar o reinado e mostrar para nova geração a importância da cultura. Hoje muitos jovens não conhecem a tradição. Por isso resolvemos contar numa linguagem simples a história do reinado. Apesar de ser para as crianças, o livro também pode ser apreciados por adultos”, afirmou.

Divinópolis tem 17 irmandades de Reinado em atividade. Os primeiros registros escritos sobre a cidade, há 200 anos, já contavam sobre os festejos da comunidade negra. Embora tivessem sido proibidas pela arquidiocese mineira por mais da metade do século passado, as festividades prosseguiram.

Parte da tiragem será doada à Biblioteca Pública Ataliba Lago, a escolas municipais e a irmandades de Reinado da cidade. Os exemplares ainda poderão ser comprados na Boutique do Livro. Os interessados poderão também baixar a versão digital, em formato PDF, no endereço www.reinado.org.br.

Lançamento: Quinta-feira (12 de agosto) às 19h30, na Biblioteca Pública Ataliba Lago e sábado (14 de agosto) às 10h na Boutique do Livro.

Realização: Museu da Oralidade. 112 páginas.
Preço: R$ 15 na Boutique do Livro

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade