Governo de Minas leva alegria a pequenos pacientes

Publicado por: suporte

A brinquedoteca móvel é formada por dois grandes cubos sobrepostos e articulados equipados com 96 itens entre bonecas, carrinhos, livros, lápis, jogos, DVD, MP4 e TV LCD. O objetivo é contribuir para a recuperação de crianças e jovens em tratamento de saúde nos hospitais.

O equipamento é leve, tem rodas e pode ser levado para qualquer sala do hospital. A Brinquedoteca é equipada também com bandejas para que a criança no leito possa ter apoio para brincar, facilitando também a interação com os familiares que a acompanharem.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 120 hospitais e 112 municípios da rede Pro-Hosp e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), serão beneficiados. O projeto é desenvolvido pelo Governo de Minas em parceria com Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e iniciativa privada e poderá ser estendido para creches, escolas públicas e entidades assistenciais.

Segundo Aécio Neves, a Brinquedoteca foi criada dentro de um amplo projeto do Governo de Minas que tem por objetivo melhorar o atendimento nos hospitais públicos do Estado. Ele disse que atividades lúdicas, brincadeiras e o riso já são adotados como terapia complementar em muitos hospitais e afirmou que a Brinquedoteca poderá ajudar ainda mais no processo de cura dos jovens pacientes. De acordo com o governador, foi graças à adesão de famílias mineiras e de empresas privadas que o projeto se consolidou.

“A marca diferenciada e que torna ainda mais vigoroso e inspirador esse projeto é que ele contou com a participação e com a solidariedade de vocês da iniciativa privada e de muitas famílias mineiras. Ele contou com a compreensão de vocês de que não cabe apenas ao Estado enfrentar os diversos problemas e desafios que temos pela frente. Além do caráter inovador desse projeto, ele traz na sua construção esse sentimento da generosidade”, afirmou o governador, em seu pronunciamento.

Para a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, a brinquedoteca é muito mais que um brinquedo: ela faz parte do processo terapêutico, contribuindo para a recuperação da criança.

“Hoje estamos entregando as primeiras 120 Brinquedotecas e elas vão viajar por toda Minas Gerais, vão para hospitais do Triângulo, do Jequitinhonha, Sul e Norte do Estado. E a nossa ideia é que essa seja apenas a primeira remessa. O que queremos é que todos os hospitais de Minas Gerais possam contar com uma estrutura de apoio com essa”, afirmou Andréa Neves, em entrevista.

Ela disse também que a Brinquedoteca é uma forma de dizer a crianças e adolescentes em tratamento de saúde e a seus familiares que a qualidade do atendimento nos hospitais está entre as preocupações do Governo de Minas.

“Esse é o nosso gesto, a forma de dizer a essas crianças que nós não conhecemos, às mães dessas crianças que não vamos encontrar, que nós nos importamos com elas”, afirmou Andréa.

Creches e hospitais
A parceria do Governo de Minas com o Servas e empresas privadas já patrocinou outras duas versões de Brinquedoteca. A primeira foi lançada em 2004 e atendeu 468 creches em 129 municípios mineiros. Mais de 35 mil crianças com idade entre zero e seis anos foram beneficiadas com a entrega de kits de brinquedos e livros. O programa também capacitou 734 educadores infantis para utilizar o material distribuído em atividades pedagógicas.

A partir de 2007 começaram a ser instaladas cinco Brinquedotecas Hospitalares em Belo Horizonte. Foram beneficiados o Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), o Hospital Infantil João Paulo II, Hospital da Baleia e Santa Casa, que recebeu duas unidades.

As Brinquedotecas Hospitalares são diferentes da Brinquedoteca Móvel por se tratarem de estruturas fixas, projetadas e instaladas em espaços do próprio hospital. Para a nova fase foram criados os módulos móveis que beneficiarão hospitais das redes Pro-Hosp e Fhemig.

Novo site
O programa Brinquedoteca acaba de ganhar um site exclusivo. Para conhecer o programa e, quem quiser fazer doações e participar, deve acessar o site: www.brinquedoteca.servas.org.br

Parceiros
A Ricardo Eletro doou todas as televisões de LCD que compõem as primeiras 120 Brinquedotecas Móveis produzidas. O empresário Ricardo Nunes, dono da rede, compôs a mesa e fez um discurso emocionado em nome de todos os parceiros. “Eu fui procurado para vender as televisões. Mas o projeto inovador e sério me encantou. Eu quero agradecer por ajudar o programa”, disse.

A Cemig doou 50 módulos a hospitais de todo o Estado. Também doaram Brinquedotecas: AeC, Alcance Engenharia e Construção, Andrade Valladares Engenharia e Construção, Associação das Voluntárias do Instituto Mário Penna, Banco BMG, BH Shopping, CCM Construtora, Conserva de Estradas, Consita, Construtora Asteca, Construtora Barbosa Mello, Construtora Cowan, Construtora Emccamp, Construtora Sagendra, Construtora Wanmix, DRB Construtora, Engesolo Engenharia, Família Andrada, Família Mário Franco, Fidens Engenharia, Grupo Asamar, Grupo Bel, Grupo VDL, Grupo Zema, Hipolabor Farmacêutica, Infracon Engenharia E Comércio, Libe Construtora, Orteng Equipamentos e Sistemas, Patrus Transportes Urgentes, Rede Eletrosom, San Motors, Santa Bárbara Engenharia, Sesi, Sindicato da Indústria da Mecânica do Estado de Minas Gerais – Sindmec, Supermercados Bahamas, Trip Linhas Aéreas.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade