Angola e Moçambique acompanham eleições em Minas; veja fotos

Publicado por: suporte

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Almeida Melo, fez um balanço das eleições em Minas. Ele salientou que “o trabalho da Justiça Eleitoral não se encerra aqui, pois incentivaremos os jovens a seguir o caminho da democracia”. E aproveitou para explicar o motivo da escolha da Escola para sediar a apuração simbólica da primeira urna: “decidi vir aqui por se tratar de uma escola que é modelo de ensino a crianças e adolescentes desta região”.

ELEIÇÕES 2008  
Fotos: Eduardo Aguiar  
 
O presidente do TRE, Almeida Melo, visitou vários locais de votação  
 
Representantes das delegações de Angola e Moçambique, durante as eleições em Minas  
O desembargador ressaltou que a atuação da Justiça Eleitoral, neste ano e em anos anteriores, tem sido implacável no combate a ilícitos eleitorais, como compra de votos, e ao chamado “caixa dois”.
 
Ao lembrar da significativa e emblemática coincidência de a data dos 20 anos promulgação da Constituição Federal de 1988 ser também o dia da votação em 2008, Almeida Melo lembrou a atuação do presidente da Assembléia Nacional Consituinte, deputado Ulysses Guimarães como o baluarte da redemocratização no País. O presidente do TRE-MG decidiu homenagear o deputado visitando no dia da eleição a Escola Municipal Ulysses Guimarães, no bairro São Pedro, na Capital, onde cumprimentou mesários e alertou os eleitores nas filas sobre a importância do voto consciente. Na visita, ele estava acompanhado do juiz do TRE Sílvio Abreu, que foi deputado constituinte.
 
Delegações de Angola e Moçambique acompanharam a votação em Minas. De Angola vieram o ministro da Administração do Território, Virgílio Pereira; a diretor do gabinete do ministro, Delfina Silvino; o colaborador da Comissão Interministerial para o processo eleitoral, Domingos Machado Júnior; os deputados Cândida Narciso, Amaro da Silva e Ana Maria de Oliveira; o assessor Ferreira Alberto de Lemos, e o funcionário parlamentar, João Marcelo. A delegação de Moçambique foi composta de dois vogais da Comissão Nacional Eleitoral, Rodrigues Timba e Rabia Zauria Valigy.
 
O ministro da Administração do Território de Angola, Virgílio Pereira, falou em nome da delegação angolana que veio conhecer o sistema eletrônico de votação (juntamente com representantes de Moçambique) e confessou sentiu-se emocionado ao conhecer a urna eletrônica, para ele “ágil, rápida e confiável, que permite cadastrar instantaneamente votos de centenas de eleitores”. Na oportunidade, foi apresentado pelo ministro o cartão de eleitor de Angola, que utiliza a tecnologia digital. Utilizado nas eleições de setembro deste ano naquele país, foi considerado pelo presidente do TRE-MG um dos documentos de identificação do eleitor mais avançados do mundo.

Continua depois da publicidade
Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade