Cidades turísticas oferecem turismo religioso no feriadão de Corpus Christi

Publicado por: suporte

Opções não vão faltar para quem escolher as cidades de Minas Gerais como destino no feriadão de Corpus Christi, a partir de quinta-feira. Além de encontrar o colorido espetáculo de fé dos tradicionais tapetes de serragem, o turista tem ainda a oportunidade de vivenciar a religiosidade mineira em meio às ladeiras históricas e a arquitetura barroca do Estado.

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais preparou um roteiro com destinos que permitem ao turista acompanhar a programação religiosa e visitar igrejas, museus e demais atrativos de cada destino. Ouro Preto, Sabará, Congonhas, Diamantina, Tiradentes, São João del-Rei e Mariana – famosas cidades históricas de Minas Gerais – são alguns exemplos da emoção das celebrações do feriado religioso.
 
Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Congonhas
A antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto, situada a 99 quilômetros de Belo Horizonte, faz parte das celebrações. A cidade, integrante do Circuito do Ouro, fica ainda mais bela coberta pelos tapetes coloridos e inicia sua festa de Corpus Christi com uma missa logo pela manhã do dia 22, seguida de procissão, saindo da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, às 8h.
 
Na vizinha Mariana, que foi a primeira capital do Estado, conhecida como “Cidade Matriz de Minas”, a procissão vai sair da Igreja Nossa Senhora de Assunção, acompanhada de crianças vestidas de anjos, passando por ruas repletas de tapetes e sacadas com colchas e toalhas de renda.
 
Em Congonhas não poderia ser diferente. A cidade dos 12 profetas do mestre Aleijadinho promove as comemorações com missa solene e Procissão do Santíssimo.
 
Sabará, Tiradentes e São João del-Rei
Em Sabará, também município do Circuito do Ouro – na região metropolitana da capital mineira – e em Diamantina, localizada no Vale do Jequitinhonha, a programação prevê a celebração do “Corpo de Deus” com a tradicional procissão e missas durante toda a quinta-feira (22). No Circuito Trilha dos Inconfidentes, Tiradentes e São João del-Rei chamam atenção pelas comemorações.
 
Tiradentes promove a procissão no fim da tarde de quinta-feira (22), além de uma apresentação teatral com interpretações de poemas e canções, no Lago das Forras, às 20h de sexta-feira (23).
 
Já no município histórico de São João del-Rei, a missa está prevista para as 9h30, na Catedral Nossa Senhora do Pilar, de onde sairá também a procissão, na parte da tarde.
 
Outras cidades de Minas Gerais
A vocação religiosa do povo mineiro, traduzida na emoção das celebrações e na beleza das procissões, está expressa por todo o Estado. Além disso, cidades como Caxambu, São Lourenço, Extrema, Camanducaia, Capitólio, Santana do Riacho, Alfenas, Poços de Caldas e Araxá destacam-se pela referência na atração de visitantes em busca do turismo religioso.
 
No Circuito das Águas, Caxambu e São Lourenço comemoram o feriado de Corpus Christi. Em Caxambu, as celebrações acontecem no Poliesportivo Júlio Garcia, a partir das 5h d e quinta-feira (dia 22), com procissão saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Consolação. Já em São Lourenço, as comemorações seguem do dia 22 até o dia 25 de maio. Além do calendário religioso com missas e procissões, a cidade recebe a 1ª Mostra de Orquídeas por todo o feriado e uma edição do programa Minas ao Luar, no sábado ( 24).
 
Nos municípios de Extrema e Camanducaia, localizados no Circuito Serras Verdes do Sul de Minas, as celebrações religiosas começam logo pela manhã d e quinta-feira (22) e seguem por toda a tarde com missas, procissões e adoração do Santíssimo.
 
Na cidade de Capitólio, no Circuito Turístico Nascentes das Gerais, a preparação para a celebração do Corpus Christi começa logo no início da semana. São missas e confissões voltadas para grupos específicos, como escolas, órgãos públicos e comércio. Na quinta-feira (22), a festa do Corpus Christi é realizada a partir das 8h da manhã, com a Exposição do Santíssimo Sacramento, terminando às 16h, com a procissão solene.
 
Mais Informações:
 
Camanducaia – www.camanducaia.com.br – (31) 3462.1417 – Circuito Serras Verdes do Sul de Minas
 
Capitólio – (35) 3536.4400 ­– C. Nascentes das Gerais
 
Caxambu – www.caxambu.mg.gov.br – (35) 3341-5701 – Secretaria de Turismo
 
Congonhas – www.congonhas.mg.gov.br – (31) 3731-2077 – Prefeitura
 
Diamantina [email protected] – (38) 3531-1580 – Paróquia Santo Antônio
 
Extrema – www.extrema.mg.gov.br – (31) 3462.1417– C. Serras Verdes do Sul de Minas
 
Mariana – www.mariana.mg.gov.br – (31)3557-9088 / 3557-3167 – Centro de Atenção ao Turista
 
Ouro Preto – www.ouropreto.mg.gov.br – (31) 3559-3256 – Prefeitura
 
Sabará – www.sabara.mg.gov.br – (31) 3671-1724 – Paróquia
 
São Lourenço – www.saolourenco.mg.gov.br – (35) 3332-4040 – Prefeitura
 
Setur – www.turismo.mg.gov.br – (31) 3270-8517/ 3270-8518

Continua depois da publicidade
Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade