SINTRAM encabeça mobilização para fazer valer direito de férias dos servidores municipais de Divinópolis

Publicado por: suporte


Centenas de servidores com programação de férias para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro acordadas previamente entre chefia e servidores, tiveram suas férias cortadas com base no decreto 11.189, do executivo municipal, que estabelece situação de emergência na saúde pública de Divinópolis decorrente da crise do Hospital São João de Deus.

Acontece que a programação de férias foi feita durante todo o ano de 2013, a pedido da própria Semusa. Desta forma, os servidores agendaram com seus familiares, fizeram gastos financeiros e agora se vêem em prejuízo financeiro e social, visto que a medida é inócua frente aos motivos alegados. Foi realizada uma programação prévia e definiu-se datas distintas para os profissionais solicitantes, de tal forma que o gozo das merecidas férias não acarretará desassistência à população do município.

Continua depois da publicidade

De acordo com a diretora do Sintram, Ivanete Ferreira, apesar de legal, a portaria é desrespeitosa e injusta, visto que existem outras maneiras de se manter em alerta no caso de calamidade pública. “A prefeitura justificou a necessidade da portaria legando que estamos em estado de emergência por causa da Dengue, enchentes e o Hospital São João de Deus. Isso não justifica, pois caso aconteça um surto ou uma real necessidade, todos os profissionais da saúde que estiverem em férias podem ser convocados a retornar ao trabalho, assim como profissionais particulares. Todos os servidores da saúde têm consciência disso, mas também têm consciência de seu direito de férias”, informou Ivanete.

Ivanete ressalta também que “pensamos que não existe nenhuma ligação de um assunto com o outro, visto que o cancelamento das férias em nada melhora o desempenho das atividades do hospital. A situação que motivou a edição do decreto 11.189 fazia referência à interrupção de atendimento em algumas áreas do HSJD, decorrente de insuficiência orçamentária. Esta situação é dispare de hoje, uma vez que todas as unidades comprometidas à época já voltaram a funcionar regularmente, conforme noticiado esta semana pela direção do hospital”.

Após muita negociação e um contato por telefone com o secretário de saúde, ficou acertado que Dárcio Abud receberá os servidores que se sentiram prejudicados em uma nova reunião na segunda-feira, 02 de dezembro, às nove da manhã, na Semusa. Os servidores pretendem comparecer em peso para resolver de vez a situação.


Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados