É uma denúncia de extrema gravidade, que coloca em xeque não apenas a liberdade de expressão em nossa cidade, como também é uma afronta à democracia brasileira.
Durante a ditadura militar no Brasil, a imprensa brasileira sofreu a intervenção direta do Estado, que determinava seu conteúdo e toda sua linha editorial.
O povo brasileiro, sem a imprensa livre, teve seu direito à informação cerceado e o que chegava
via imprensa, jamais relatava a realidade no país.
Foi-se a ditadura, ficaram suas garras. Nossa democracia, que permitiu a liberdade de expressão, se transformou numa divisão da imprensa entre veículos de linha editorial independente e órgãos subordinados aos cofres públicos.
A liberdade de expressão e a própria democracia, permitiram atitudes imorais, acobertadas por verbas públicas, que financiam veículos de imprensa.
Esses órgãos utilizam-se da democracia, da liberdade de expressão, para achincalhar de forma acintosa opositores e adversários de pequenos ditadores instalados no Poder Público, especialmente prefeitos que quase sempre têm as câmaras municipais sob domínio à custa de barganhas indecorosas e nunca sofrem uma fiscalização rigorosa do Poder Executivo.
Esta é uma situação típica de Divinópolis. Com gastos exorbitantes em publicidade, utilizados tão somente como financiamento da opinião, o governo municipal age ditatorialmente, massacrando veículos independentes e/ou opositores e regando os cofres de órgãos que tornam seu porta-voz.
Perguntamos o que é prioridade em uma gestão, pois, centenas de pessoas aguardam há meses cirurgias ortopédicas em casa, com sérias seqüelas, fora outras situações graves que serão mostradas nos próximos meses.
Não que sejamos contra gastos com a publicidade, ela é fundamental para o crescimento do cidadão, para sua formação quando recebe publicidade educativa e instrutiva.
As denúncias formuladas pelo Divinews colocam em xeque não apenas nossa democracia como também acende desconfiança em torno da ação da autoridade constituída e já em andamento investigativo no Ministério Público e outros órgãos cabíveis.
Divinópolis não pode se submeter ao jugo da força bruta e, muito menos, não pode permitir que o dinheiro público seja utilizado desta forma, para custear campanhas de opinião e mascarando a realidade do município.
O Partido Verde, que luta por um país democrático e cidadão, repudia toda ação, seja ela orquestrada pelo poder público, seja ela patrocinada por grupos privados comprometidos com o poder, que tenha como objetivo colocar Divinópolis à margem da liberdade de expressão.
Iris Moreira
Presidente /PV Divinópolis






