Urna de Divinópolis é sorteada para auditoria e segue para Belo Horizonte antes da eleição

Equipamento da seção 112, da 103ª Zona Eleitoral, foi selecionado para o Teste de Integridade e será substituído por uma urna de reserva para a votação deste domingo (4).

Publicado por: Cassia Misael

Uma urna eletrônica de Divinópolis foi sorteada neste sábado (3), véspera das Eleições 2026, para passar pelo Teste de Integridade da Justiça Eleitoral. O equipamento pertence à seção 112, da 103ª Zona Eleitoral, e será retirado do local de votação e transportado para Belo Horizonte, onde participará da auditoria neste domingo (4). A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

O sorteio ocorreu durante audiência pública realizada pelo TRE-MG. A urna de Divinópolis integra o grupo de equipamentos selecionados na região Oeste/Vertentes/Central de Minas.

Continua depois da publicidade

Além de Divinópolis, foram selecionadas nessa região urnas de Lavras, Pains, Quartel Geral e São João del-Rei.

Urna seguirá para Belo Horizonte

Apesar de já estar preparada e lacrada para a eleição, a urna da seção 112 não permanecerá em Divinópolis para receber os votos neste domingo.

De acordo com o TRE-MG, as urnas escolhidas para o Teste de Integridade são retiradas dos locais de origem e transportadas para Belo Horizonte, por carro ou avião. Na capital, permanecem sob vigilância da Polícia Militar até a realização da auditoria.

Isso não significa que os eleitores da seção 112 ficarão sem votar.

O cartório eleitoral deverá substituir o equipamento selecionado por uma urna eletrônica de reserva, já disponível na zona eleitoral. A votação, portanto, ocorrerá normalmente na seção neste domingo.

O que acontece com a urna de Divinópolis?

O Teste de Integridade é realizado no mesmo dia e horário da votação oficial e simula uma eleição em ambiente controlado.

Continua depois da publicidade

Cédulas de papel são previamente preenchidas com votos em candidatos reais. Durante o teste, esses mesmos votos são digitados na urna eletrônica selecionada para auditoria.

Ao término do procedimento, a votação registrada nas cédulas é comparada com o resultado produzido pela urna eletrônica. O objetivo é verificar se aquilo que foi digitado corresponde exatamente ao que foi contabilizado pelo equipamento.

Os votos utilizados no Teste de Integridade não entram no resultado oficial das eleições.

Auditoria acontece enquanto eleitores estão votando

A auditoria será realizada neste domingo, simultaneamente à votação oficial, das 8h às 17h.

Em Minas Gerais, parte do Teste de Integridade será realizada no edifício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), na Avenida Álvares Cabral, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

O Teste de Integridade com Biometria ocorrerá na Escola Estadual Pandiá Calógeras, também no Santo Agostinho.

O procedimento pode ser acompanhado por entidades fiscalizadoras e pela população. Segundo o TRE-MG, Ministério Público, partidos, OAB e diferentes instituições participam ou podem acompanhar as etapas de auditoria.

Minas terá 33 urnas no Teste de Integridade

Ao todo, 33 urnas eletrônicas de Minas Gerais foram definidas para o Teste de Integridade neste primeiro turno.

Segundo o TRE-MG, 20 equipamentos foram indicados por entidades participantes da auditoria e outros dez foram sorteados. As três urnas restantes fazem parte do Teste de Integridade com Biometria, todas em Belo Horizonte. A urna da seção 112 de Divinópolis está entre as que foram sorteadas.

Outras dez urnas foram escolhidas para um procedimento diferente, chamado Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

Nesse caso, os equipamentos não são levados para Belo Horizonte. A verificação acontece na própria seção eleitoral, antes da emissão da zerésima e do início da votação.

Qual a diferença entre os dois testes?

No Teste de Integridade, como ocorrerá com a urna de Divinópolis, a Justiça Eleitoral realiza uma votação simulada e posteriormente compara os votos registrados em papel com aqueles contabilizados eletronicamente.

Já o Teste de Autenticidade verifica se os programas instalados no equipamento são os mesmos sistemas oficialmente assinados e lacrados pela Justiça Eleitoral. Esse procedimento acontece antes da votação.

Os dois procedimentos fazem parte do conjunto de mecanismos de fiscalização e auditoria previstos para o sistema eletrônico de votação.

Seção 112 terá votação normalmente

Para o eleitor que vota na seção 112 da 103ª Zona Eleitoral de Divinópolis, o sorteio não muda o procedimento de votação.

A urna selecionada para a auditoria será substituída por outro equipamento preparado pela Justiça Eleitoral. Assim, a seção poderá funcionar normalmente durante o primeiro turno.

Enquanto os eleitores de Divinópolis estiverem escolhendo seus candidatos neste domingo, a urna originalmente preparada para a seção 112 estará em Belo Horizonte passando pelo Teste de Integridade.

A votação do primeiro turno acontece das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados