O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Divinópolis, Iris José de Almeida disse ao Divinews que o Código de Ética e Disciplina aprecia também matéria de prova postada na internet, que é preciso primeiramente que a OAB analise o material que será objeto da denúncia.
O advogado de Rômulo Amorim tem usado o twitter para convocar reuniões de credores de uma empresa que não existe mais, o que existe é uma massa falida incorporada como passivo da cooperativa formada por ex-funcionários da ex-Adimóveis.
Segundo algumas fontes, a atuação advocatícia de Bruno sobrepõe o exercício da sua profissão, com deboches e ironia no twitter, com um nome registrado que deixa claro sua condição de advogado.
As redes sociais, principalmente o twitter, desde sua criação e a maciça utilização em todo mundo, e principalmente no Brasil, vem ao longo do tempo criando alguns sérios transtornos para quem não a utiliza corretamente.
São funcionários que representam determinadas empresas e instituições, que em horário de trabalho a utilizam enviando mensagens não afins à sua atuação profissional, independentemente do meio de transmissão, não importando se usam seus próprios notebooks, tablet, netbook ou celulares, o fato é que naquele horário ele está recebendo salário por uma empresa privada ou por qualquer órgão público.
Embora não exista legislação especifica, o bom senso sugere que haja uma separação entre a tênue linha do particular e o público ou profissional.
![]() |
Em que pese a respeitabilidade da jornalista Maria Cândida, um verdadeiro ícone em Divinópolis, não só por sua idade, seus anos de vida, mas principalmente por sua atuação profissional em assuntos políticos. Contudo, neste episodio é preciso que se esclareça alguns fatos.
O Divinews foi o único veiculo que começou há quase dois anos a divulgar noticias sobre as dificuldades da Adimóveis, publicou mais de 50 noticias sobre o assunto. Contudo, a partir da decretação da falência da empresa. O Divinews entendeu que o seu papel social em prol da defesa dos credores tinha encerrado, já que a partir desde momenta a empresa deixou de existir e passou a ser tão somente uma massa falida, que posteriormente foi absorvida pela cooperativa dos ex-funcionários e por esta razão, deixou de publicar noticias à respeito, já que a empresa não mais existe.
A vinda de uma das maiores empresas do setor imobiliário para Divinópolis “Apolar”, gerenciada por uma ex-funcionária da Adimóveis não prova que haja ligação dos ex-diretores com a nova empresa. Evidências não são fatos concretos. O contrato social está em nome de Jane Amorim e o contrato de locação do imóvel foi feito com a Porto Seguro Imóveis.
Seguindo sua liberdade de expressão editorial e comercial, o Divinews se reserva ao direito publicar ou não determinados fatos e matérias da cidade, sem o compromisso e a escravidão a favor ou contra “A” ou “B”, é o seu editor executivo, quem decide e mais ninguém, o mesmo se aplica ao aspecto comercial. Se vai fechar uma publicidade com esta ou aquela empresa.
O fato é que, enquanto o Divinews divulgou noticias contra a Adimóveis enquanto todos os outros veículos silenciaram, à parte contraria à Adimóveis não reclamou e a Adimóveis quando não satisfeita o fez na justiça e não em bate-bocas em redes sociais, emissoras de rádios ou jornais.
Foi a partir do Divinews que vários veículos, classificados como a grande mídia passaram a divulgar, como exemplo a TV Record.
A ação da jornalista Maria Cândida neste episódio, também extrapola a sua função jornalística, porque é sabido que membros de sua família (podemos publicar os nomes deles a qualquer momento) fizeram “investimentos” na ex-Adimóveis. Não é comum um profissional jornalista fazer convocação de reuniões de credores e se envolver com tal profundidade, fazendo movimento de liderança.
O tamanho da ira contra a empresa (Apolar) que se instalará na cidade, tem como pano de fundo a forte concorrência que a empresa já está trazendo para a cidade, através do investimento em uma forte campanha de marketing o que vai “obrigar que todos façam o mesmo. E está assustando os concorrentes.
O Divinews consultará o jurídico da Câmara para saber da validade da ação tomada pelo Diretor de Comunicação da Câmara, se for comprovado que a imprensa poderia continuar e que aquele local é publico, independente do evento que venha a ocorrer em suas dependências, divulgaremos todas as fotos que lá foram tiradas





