O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (CISVI) deu mais um passo importante na modernização do transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com a entrega de novos micro-ônibus no dia 17 de junho. A ação possibilitou a criação de cinco novas rotas intermunicipais, otimizando a logística entre cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Com a realocação de veículos em bom estado de conservação, os itinerários foram reorganizados da seguinte forma:
Cláudio para Divinópolis (antes com destino a BH);
Japaraíba para BH (antes para Divinópolis);
Divinópolis para BH (sexta rota);
Araújos para BH (antes para Divinópolis);
Itapecerica para Divinópolis (terceira no município);
Perdigão para Lagoa da Prata (segunda na cidade).
Ao mesmo tempo, veículos desgastados serão leiloados, e os recursos arrecadados entrarão como receitas de capital, permitindo novos investimentos no setor de saúde pública.
Paralelamente, o CISVI iniciou a implantação de um sistema unificado de Gestão da Saúde, Agendamento e Transporte, que permitirá a integração digital entre agendamento, atendimento e rastreamento dos veículos em tempo real, oferecendo transparência, segurança e eficiência.
A instalação dos dispositivos de rastreamento será iniciada já na próxima semana. Veículos com destino à capital serão levados à sede da empresa responsável, enquanto os que atuam em rotas para Divinópolis receberão os aparelhos em suas bases, com tempo estimado de instalação de 60 minutos.
Outra inovação é a chegada de totens de autoatendimento à sede do consórcio, que promete dar mais agilidade aos usuários e mais autonomia aos municípios consorciados. A instalação ocorrerá em até 12 dias.
Com essas ações, o CISVI reforça seu papel como articulador regional da saúde pública, focado na mobilidade, inovação tecnológica e qualidade do serviço prestado ao cidadão






