Governo Lula confirma Hospital Regional como universitário da UFSJ: “Compromisso cumprido com Divinópolis”, diz Gleide Andrade

Publicado por: Geraldo Passos

Em visita técnica realizada ao Hospital Regional de Divinópolis, Arthur Chioro e Gleide Andrade, secretária de Planejamento e Finanças do PT, representantes do governo federal reforçaram o compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em transformar a unidade em um hospital universitário vinculado à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A ação visa garantir estrutura de ensino, pesquisa e atendimento de qualidade à população do Centro-Oeste mineiro.

Participaram da visita a secretária nacional de Finanças do PT, Gleide Andrade, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Artur Chioro, que destacaram o cumprimento da promessa feita por Lula ainda durante a campanha eleitoral. “O presidente Lula promete e cumpre”, afirmou Gleide.

Continua depois da publicidade

A unidade, com 207 leitos, incluindo UTIs, centro cirúrgico e equipamentos de alta complexidade, será um importante reforço para o SUS e um campo estruturado de formação para os estudantes da área da saúde. Segundo Chioro, “o hospital será essencial para formar profissionais qualificados, com ensino, pesquisa e assistência de qualidade para a população”.

Hospital universitário com foco social e regional

De acordo com o presidente da EBSERH, o hospital terá papel central no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo não apenas a Divinópolis, mas toda a região Centro-Oeste de Minas. A previsão é que o hospital funcione com plena capacidade após a formalização da federalização e a transferência da gestão à UFSJ, garantindo acesso amplo e qualificado à saúde pública.

“É um hospital para ser da universidade, mas acima de tudo, um hospital do povo de Divinópolis e de toda a região”, destacou Chioro.

Reconhecimento a movimentos e lideranças locais

Durante o evento, foi feito um agradecimento à atuação do grupo GRAND, que há anos articula e pressiona politicamente pela conclusão e funcionamento do Hospital Regional. Gleide Andrade destacou a persistência da mobilização local e o papel das lideranças envolvidas no processo: “A provocação e o convite da GRAND foram fundamentais para que o governo federal voltasse os olhos para essa necessidade urgente.”

Continua depois da publicidade

A visita também incluiu reuniões com a Prefeitura de Divinópolis, a direção da UFSJ e representantes do Governo de Minas para tratar dos trâmites de transição da unidade para o controle federal.

#HospitalRegionalDivinópolis #GleideAndrade #VitorioChioro #LulaCumpre #UFSJ #Federalização #SaúdePública #SUS #EBSERH #Divinópolis

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados