Equipes de resgate do Nepal encontraram com vida dois trabalhadores que estavam presos em um túnel da usina hidrelétrica Trishul 3A, nove dias após uma avalanche histórica atingir a região. O primeiro sobrevivente foi retirado durante uma operação conduzida pelo Exército nepalês e, pouco depois, autoridades confirmaram que uma segunda pessoa também havia sido resgatada com vida.
Imagens divulgadas pelo Exército mostraram um dos trabalhadores coberto de lama e sendo carregado nos ombros por um socorrista. Ainda no local, equipes médicas prestaram os primeiros atendimentos aos sobreviventes. Posteriormente, os dois trabalhadores foram encaminhados para um hospital em Katmandu. O resgate trouxe alívio às famílias em meio às buscas que continuam na região. Amir Maharjan, irmão de um dos trabalhadores encontrados, afirmou à agência Associated Press (AP) que a família estava tomada pela emoção diante da sobrevivência. “Não consigo explicar o que estamos sentindo neste momento. Estamos apenas gratos a Deus”, disse Amir Maharjan, irmão de um dos trabalhadores resgatados, à agência de notícias Associated Press (AP).
Socorristas ainda procuram outras pessoas
Apesar dos dois resgates, as equipes continuam trabalhando na tentativa de localizar outras possíveis vítimas dentro do túnel. Segundo os socorristas, outras vozes foram ouvidas no local, aumentando a expectativa de que mais pessoas possam estar vivas. O ministro da Energia do Nepal, Biraj Bhakta Shrestha, afirmou à emissora britânica BBC esperar que novos resgates aconteçam nas próximas horas. Pelo menos 557 trabalhadores estão desaparecidos na região da Trishuli 3A, às margens do rio Trishuli. Segundo a Associação Independente de Produtores de Energia do Nepal, cerca de 115 pessoas estariam presas no túnel principal.
Avalanche deixou mais de 1.300 mortos
A tragédia começou em 26 de agosto, quando uma avalanche atingiu a fronteira do Nepal com o Tibete após o colapso de uma geleira de grande magnitude no topo do Himalaia, segundo autoridades, o desastre provocou destruição em cidades e vales de diferentes pontos da região e deixou um cenário de buscas e resgates. Mais de 1.300 pessoas morreram e milhares continuam desaparecidas, de acordo com as informações apresentadas no material, enquanto as equipes avançam nas operações de resgate, a localização dos dois trabalhadores vivos, nove dias depois da avalanche, mantém a esperança de encontrar outras pessoas com vida sob os escombros e dentro dos túneis atingidos.
Matéria contou com o auxílio de IA na estruturação, mas com conteúdo, apuração, orientação e revisão editorial do Divinews.






