Julgamento de acusado de estuprar e matar Vanessa Lara é remarcado para setembro

Tribunal do Júri de Juatuba remarcou para 30 de setembro o julgamento de Ítalo Jefferson, de 43 anos, pronunciado por homicídio qualificado, estupro e ocultação de cadáver

Publicado por: Cassia Misael

O julgamento de Ítalo Jefferson, de 43 anos, acusado de estuprar e matar a estudante Vanessa Lara de Oliveira, de 23 anos, foi remarcado pela Justiça de Minas Gerais. A sessão do Tribunal do Júri, que inicialmente estava prevista para 24 de setembro, agora será realizada no dia 30 de setembro, às 9h30, na comarca de Juatuba, onde o crime aconteceu e onde tramita o processo. A nova data foi definida após um pedido apresentado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Apesar da mudança no calendário, o julgamento permanece previsto para ocorrer no mesmo local e deverá colocar novamente em discussão o caso que ganhou repercussão na região após a morte da jovem, encontrada em uma área de mata às margens da BR-262.

Ítalo Jefferson foi pronunciado pelos crimes de homicídio qualificado, estupro e ocultação de cadáver. Com a decisão de pronúncia, o processo avançou para a etapa em que o acusado será submetido ao Tribunal do Júri, responsável por julgar crimes dolosos contra a vida.

Continua depois da publicidade
Vanessa Lara foi morta após deixar o trabalho

Vanessa Lara tinha 23 anos e foi assassinada no dia 9 de fevereiro deste ano. Naquele dia, a estudante havia deixado o trabalho no Sine, localizado no Centro de Juatuba, e seguia para Pará de Minas, onde morava com a família.

O trajeto, entretanto, foi interrompido e a jovem não chegou ao destino. No dia seguinte, 10 de fevereiro, o corpo de Vanessa foi localizado em uma área de mata às margens da BR-262, dando início a uma série de diligências para esclarecer as circunstâncias da morte e identificar o responsável pelo crime.

A localização do corpo mobilizou as forças de segurança e passou a integrar uma investigação que posteriormente levou à prisão de Ítalo Jefferson. A partir dos elementos reunidos durante a apuração, o homem passou a responder judicialmente pelas acusações relacionadas à morte da estudante.

Acusado foi localizado em Carmo do Cajuru

Ítalo Jefferson foi preso dias depois do crime, em Carmo do Cajuru, também na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Segundo as informações relacionadas à investigação, ele foi encontrado escondido entre vagões de trem em uma linha férrea.

A prisão representou um dos principais desdobramentos da investigação e, posteriormente, o processo avançou na Justiça até a decisão que determinou que Ítalo fosse levado a julgamento pelo Tribunal do Júri. A pronúncia estabeleceu que ele deverá responder pelas acusações de homicídio qualificado, estupro e ocultação de cadáver.

Agora, com a remarcação da sessão, o caso terá uma nova data para ser analisado pelos jurados. Durante o julgamento, acusação e defesa poderão apresentar seus argumentos, enquanto os integrantes do Conselho de Sentença deverão analisar as provas produzidas no processo antes de tomar uma decisão.

Continua depois da publicidade
Julgamento está marcado para 30 de setembro

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) havia informado anteriormente que a sessão ocorreria em 24 de setembro. Entretanto, após o pedido do Ministério Público, a Justiça alterou o calendário e estabeleceu 30 de setembro, às 9h30, como a nova data para o julgamento.

A sessão será realizada na comarca de Juatuba, mantendo o processo no local originalmente previsto. A expectativa é de que o julgamento represente uma nova etapa no caso que começou com o desaparecimento da jovem após ela sair do trabalho e avançou para uma investigação envolvendo localização do corpo, prisão do suspeito e posterior decisão de pronúncia.

Ítalo Jefferson chega a essa fase do processo como acusado e deverá responder perante o Tribunal do Júri pelas imputações de homicídio qualificado, estupro e ocultação de cadáver. A decisão sobre sua responsabilidade pelos crimes será tomada durante o julgamento, a partir da análise das provas e dos argumentos apresentados pelas partes.

Enquanto a sessão não ocorre, o caso continua tramitando na Justiça. A nova data definida para o julgamento é, portanto, 30 de setembro, às 9h30, em Juatuba.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados