A ausência do senador Cleitinho Azevedo na convenção estadual do Republicanos, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, alimentou especulações sobre a definição da chapa que disputará o Governo de Minas. Diante das dúvidas, o ex-prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, apontado como principal nome para ocupar a vaga de vice-governador, afastou qualquer sinal de ruptura, reafirmou que permanece ao lado de Cleitinho e destacou que a decisão sobre a candidatura será tomada pelo senador e pelo partido no prazo estabelecido pela legenda.
Em entrevista concedida ao Divinews durante a convenção do Republicanos, Falcão foi questionado sobre a expectativa criada por parte da imprensa e do eleitorado de que a chapa ao Governo de Minas fosse anunciada naquele momento.
A expectativa acabou frustrada pela ausência de Cleitinho, que não participou do evento. Segundo Falcão, porém, a explicação vai além da política.
“Existem coisas mais importantes que a política”
Ao comentar a ausência do senador, Falcão afirmou que o momento vivido pela família Azevedo exige respeito. Ele lembrou que a família enfrentou recentemente duas perdas importantes: a morte do pai dos irmãos Azevedo e, mais recentemente, o falecimento de Matheus Azevedo, irmão caçula de Cleitinho.
“Existem coisas que são mais importantes do que a política e a família é a coisa mais importante que tem no mundo”, afirmou.
Segundo ele, Cleitinho comunicou previamente ao grupo que não se sentia à vontade para participar da convenção nem para tratar de anúncios políticos neste momento de luto. Falcão ressaltou que essa decisão foi compreendida pelos integrantes do partido.
Prazo vai até 5 de agosto
Apesar da ausência do senador, Falcão demonstrou tranquilidade quanto ao calendário político. Segundo ele, ficou definido em ata que o Republicanos terá até o dia 5 de agosto para formalizar sua decisão sobre a candidatura ao Governo de Minas.
“O Cleitinho falou com a gente que não conseguiria estar presente aqui hoje, que não está à vontade para fazer política nesse momento (…). Eu acho que vai dar tudo certo, a gente tem alguns dias ainda”, declarou.
A declaração reforça que, internamente, o partido ainda trabalha com a possibilidade de Cleitinho disputar o Palácio Tiradentes.
“Estou com ele até o final”
Um dos trechos mais significativos da entrevista ocorre quando Falcão reafirma seu alinhamento político com o senador. Segundo o ex-prefeito de Patos de Minas, a parceria construída ao longo dos últimos meses permanece inalterada. “Eu estou com ele até o final. A gente já tem muitos meses que está caminhando junto com esse objetivo, esse projeto de futuro para Minas Gerais”, afirmou.
A declaração praticamente confirma que Falcão continua sendo o nome preferido para compor uma eventual chapa encabeçada por Cleitinho, caso o senador confirme sua candidatura.
Possibilidade de disputar o Governo
Durante a entrevista, o Divinews também questionou Falcão sobre outro cenário que passou a circular nos bastidores. Com a indefinição envolvendo Cleitinho, surgiu a possibilidade de que o próprio Falcão pudesse ser escolhido como candidato ao Governo de Minas.
A resposta foi direta.
Conforme sua fala, tal hipótese não depende de sua vontade pessoal. “Essa decisão é do Cleitinho e do partido”, respondeu.
“Sou uma pessoa de grupo”
Ao responder sobre a possibilidade de encabeçar a chapa, Falcão fez questão de destacar que sua atuação está subordinada às decisões coletivas do Republicanos. O ainda pré-candidato, afirmou que nunca chegou ao partido impondo condições ou cargos e lembrou que foi convidado para integrar o projeto como pré-candidato a vice-governador.
“Eu sou uma pessoa de grupo (…). Fui convidado para ser o pré-candidato a vice junto com o Cleitinho e essa é a posição que se mantém”, declarou.
“Qualquer alteração no cenário político dependerá exclusivamente da decisão de Cleitinho e das definições do Republicanos”.
Sinalização de unidade
Embora a convenção tenha sido marcada pela ausência do principal nome do partido para a disputa estadual, a entrevista de Falcão transmitiu uma mensagem de unidade interna.
Em nenhum momento demonstrou preocupação com a indefinição ou indicativo de mudança de rumo no projeto político construído ao lado do senador.
Pelo contrário, ao reforçar o respeito ao momento pessoal vivido por Cleitinho e reafirmar sua permanência no projeto, Falcão buscou afastar especulações sobre divergências internas ou disputa por espaço dentro do Republicanos.
Definição continua nas mãos de Cleitinho
A entrevista deixa claro que o cenário permanece aberto. Cleitinho continua sem confirmar oficialmente se será candidato ao Governo de Minas. E, enquanto essa decisão não é anunciada, Falcão mantém a posição de pré-candidato a vice-governador e reafirma que continuará aguardando a definição do senador e do partido.
Caso Cleitinho confirme sua candidatura dentro do prazo estabelecido pelo Republicanos, a tendência é que Falcão seja oficializado como companheiro de chapa, consolidando uma aliança que ambos afirmam estar construindo há vários meses.






