O quadro Mulheres Abrigo, no Divinews, trouxe nesta segunda-feira (20), um encontro especial com foco na saúde mental, emocional e espiritual, unindo fé e psicologia como caminhos complementares para o autoconhecimento e a cura interior – As anfitriãs Cláudia e Alessandra Borges, que conduzem o projeto em parceria com o portal, recebeu a pastora e psicóloga Sidneya e a psicanalista e escritora Alessandra Borges para uma conversa profunda e transformadora sobre o tema “Curada por dentro, forte por fora”.
Logo no início, Cláudia destacou o propósito da iniciativa: “Estamos aqui mais uma vez para falar sobre saúde mental e o poder da cura interior. É essencial compreender o equilíbrio entre corpo, alma e espírito.” Ela também ressaltou a importância da presença de Sidneya e Alessandra: “É uma alegria recebê-las, porque juntas unimos espiritualidade e ciência — e essa união é transformadora.”
A pastora Sidneya compartilhou a inspiração para o livro que lança em breve: “Curada por dentro, forte por fora.” Ela afirmou: “Vivemos em um tempo de correria, de cobranças, em que escondemos nossas dores e mostramos uma força aparente. Mas por dentro, muitas vezes, estamos desorganizados emocionalmente. A fé é o início do processo de cura, mas o autoconhecimento é o caminho que o sustenta”
A psicanalista Alessandra Borges complementou: “O que pensamos gera sentimentos, e esses sentimentos moldam nossas atitudes. Não adianta ler livros ou participar de encontros se não houver mudança de comportamento. A verdadeira cura acontece quando encaramos nossas feridas e temos coragem de transformá-las em aprendizado.” Ela acrescentou ainda: “Mostramos que a vulnerabilidade não é fraqueza, é o primeiro passo para o equilíbrio. Todas temos feridas, mas podemos escolher tratá-las com amor e consciência”
Em um dos momentos mais marcantes, Sidneya alertou para o impacto de emoções reprimidas: “Quando não tratamos nossas dores, adoecemos, e adoecemos o meio à nossa volta. A cura exige consciência, coragem e permanência. Não adianta buscar ajuda uma vez e achar que está resolvido. É um processo, assim como o tratamento médico.”
Cláudia reforçou o mesmo ponto com sensibilidade: “A fé nos conduz, mas também precisamos agir. Deus coloca pessoas e caminhos no nosso trajeto, mas somos nós que precisamos dar o primeiro passo para a cura.”
A conversa seguiu com trocas sinceras e inspiradoras. Alessandra concluiu com uma reflexão que emocionou o público: “Não existe cura sem consciência. Quando aceitamos que somos responsáveis pela nossa transformação, a fé deixa de ser só crença e se torna atitude. É nesse ponto que o espiritual e o psicológico se encontram.”
Ao final, o grupo convidou o público para o lançamento do livro “Curada por dentro, forte por fora”, que será realizado no sábado, 25 de outubro, às 18h, no Salão Olímpia, em Divinópolis.
O quadro Mulheres Abrigo se consolida, a cada edição, como um espaço de partilha e transformação, unindo fé, ciência e empatia para fortalecer mulheres em todas as dimensões da vida.






