A Justiça da Itália decidiu nesta quinta-feira (28) manter a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) presa, após audiência com três juízes no país europeu. A Corte de Apelação determinou que há “grau máximo” de risco de fuga caso a parlamentar seja solta.
A decisão ocorre em meio ao pedido de extradição solicitado pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, em razão de condenações da deputada no Brasil. A defesa de Zambelli havia solicitado que ela aguardasse a decisão em liberdade, mas o pedido foi negado.
Segundo os juízes italianos, laudos médicos confirmam que Zambelli possui condições de permanecer presa. O perito avaliou que a equipe da unidade prisional garante a administração correta de terapias farmacológicas, monitoramento constante da saúde e acompanhamento especializado da parlamentar.
Durante a audiência, o advogado da deputada afirmou que a perícia durou apenas dois minutos, sem apresentar justificativas claras para a manutenção da prisão. Entretanto, o procurador de Justiça italiano alertou sobre o risco de fuga, que a defesa contestou.
“Ela não tem nem passaporte italiano, nem passaporte brasileiro e não tem dinheiro porque o Alexandre de Moraes bloqueou as contas dela e do marido. Então, ela não tem como ir para outro lugar”, afirmou a defesa de Zambelli.
Com a decisão, a deputada permanecerá presa até que a Justiça italiana decida sobre a extradição ou em caso de novas determinações no processo.





