Na manhã desta segunda-feira (9), a Polícia Federal deu início à Operação Marco Zero, com foco no cumprimento de 10 ordens judiciais expedidas pelo juízo eleitoral de Pouso Alegre (MG). A ação investiga a encenação de um sequestro por parte de dois então candidatos — um a prefeito e outro a vereador — do município de Senador José Bento, no sul de Minas, durante a campanha eleitoral de 2024.
As apurações indicam que os políticos, com a colaboração de terceiros, forjaram o próprio desaparecimento com o objetivo de provocar comoção pública e, assim, conquistar vantagem junto ao eleitorado. A dupla permaneceu fora de contato por mais de 24 horas, o que reforçou a ideia de que seriam vítimas de crime, despertando a atenção e a solidariedade da população.
O inquérito foi inicialmente aberto pela Polícia Civil, mas foi repassado à Polícia Federal após a identificação de indícios de delito eleitoral. Os mandados cumpridos hoje incluem oito de busca e apreensão, executados nas cidades mineiras de Congonhal, Senador José Bento, Ibitiura de Minas e Andradas, além de um mandado no município de Siqueira Campos, no Paraná. Também foram expedidas duas ordens de prisão temporária.
O nome da operação, Marco Zero, faz alusão ao ponto onde foi localizado o veículo utilizado pelos investigados no momento do falso sequestro — local considerado o ponto de partida das investigações.
#crimeeleitoral #sequestrosimulado #PFemAção #eleições2024 #SenadorJoséBento #operaçãoMarcoZero






