Reunião da ACASP destaca papel da mulher e fortalecimento da rede de proteção em Divinópolis

Publicado por: Redação Divinews

A delegacia de Polícia Civil de Divinópolis sediou na manhã de ontem, dia  (26) a reunião extraordinária da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP). O momento foi voltado à valorização das divinopolitanas, em diversos segmentos, como forma de celebrar o mês da Mulher. Após acolhimento de autoridades, membros da entidade e representantes da sociedade civil, o presidente Breno Clementino enfatizou a importância de dar voz ao público feminino, não só na oportunidade, mas de uma forma geral.

A primeira a usar a tribuna foi a vereadora Kell Silva que iniciou seu discurso enaltecendo o trabalho da ACASP como espaço de acolhimento das demandas do povo e o privilégio de ela conseguir hoje participar das sessões. A parlamentar manifestou orgulho de ver mulheres ocupando espaços importantes, como nas cadeiras do Conselho Técnico da entidade, apesar de a violência ainda ser uma realidade para muitas brasileiras. Contou que está tramitando na Câmara um projeto sobre a Procuradoria da Mulher e, que como representante, sempre atuará considerando os anseios e necessidades da classe.

Continua depois da publicidade

Francielle, delegada de mulheres, lotada há dois anos em Divinópolis, explicou o trabalho multidisciplinar exercido por sua pasta. Ressaltou que há no acolhimento o atendimento por psicóloga que orienta a vítima sobre quais providências tomar, a partir de seu caso específico, em situações como divócio, medidas protetivas, entre outros. Destacou também que o cartório de medidas protetivas funciona como um suporte a esse serviço, encaminhando a mulher para serviços sociais através do CREAS, conforme a necessidade. Na Delegacia da Mulher é feita também a formalização dos casos na Justiça.

A profissional pontuou ainda em seu discurso algumas necessidades do serviço para que seja cada vez mais efetivo. Contou que está em andamento um projeto para ampliação da sede, muito necessária para a melhor comodidade das mulheres atendidas. Pontuou também o fortalecimento e articulação da rede de proteção com atenção a pontos como a questão financeira e dependência emocional das vítimas. Explicou que embora exista uma comissão criada para esse fim, é preciso avançar um pouco mais nisso. O terceiro ponto abordado é a necessidade de se trabalhar a saúde mental das servidoras, visto que trabalham diariamente com casos muito complexos, como situações de violência sexual contra crianças e mulheres e, infelizmente, isso acaba influenciando o psicológico das atendentes.

Ellen Lima, presidente da OAB, elogiou o trabalho realizado pela Delegacia de Mulheres, mesmo com tantas limitações. Conclamou para que todos integrassem essa rede, como pudessem, para que o trabalho continue se desenvolvendo da melhor forma possível. Reforçou a fala da vereadora Kell sobre a importância das mulheres em espaços de poder e liderança, uma vez que são como faróis para outras mulheres.

Outras autoridades, representantes das forças de segurança e integrantes do Conselho Técnico também tiveram seu local de fala. Foram pontuados temas como o serviço junto às custodiadas do sistema prisional, que são abandonadas em relação ao público masculino. Mônica da CDL enfatizou as multifunções da mulher na sociedade e destacou o caráter empreendedor como uma delas. Endossou a importância da conscientização sobre o respeito à figura feminina desde a infância no ambiente doméstico para que futuras gerações façam a diferença.

Representante da Polícia Militar explicou que a corporação conta com um serviço voltado a violência doméstica através da liderança da sargento Michelle. Foi enfatizado o objetivo de intervir no ciclo de violência com 9 encontros semanais em que não só as vítimas são acompanhadas, mas também os agressores.

Após um sorteio de presentes entre as mulheres presentes, o presidente Breno Clementino encerrou a sessão.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados