Rota Turística da Serra da Canastra; Projeto irá impulsionar pequenos negócios

Publicado por: Jhenifer Gonçalves

Unir o queijo, o café e as belezas naturais da Serra da Canastra para fomentar o turismo na região e desenvolvimento econômico do território. Essa é a estratégia do projeto para a criação da nova rota mineira com foco no turismo gastronômico, de aventura e experiência. A iniciativa, apoiada por produtores rurais, Sebrae Minas e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), começou a ser desenhada na última segunda-feira (20), durante uma reunião realizada em São Roque de Minas, no Sudoeste do estado, entre lideranças regionais e representantes das instituições parceiras.

O projeto da Rota Turística da Serra da Canastra está sendo construído a partir dos atrativos e experiências das cidades que fazem parte da Região da Canastra: São Roque de Minas, Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, Tapiraí e Vargem Bonita. A iniciativa vai beneficiar diretamente pequenos negócios da cadeia produtiva associada ao turismo, bem como produtores rurais, comunidades locais, sociedade civil organizada, além dos turistas.

Continua depois da publicidade

“A criação da rota turística vai valorizar ainda mais a Região da Canastra, fortalecendo nosso território e promovendo nossos produtos. Além disso, o aumento do fluxo de turistas vai garantir a sustentabilidade dos pequenos negócios locais e estimular a geração de emprego e renda para a população das cidades envolvidas”, explica o presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), João Carlos Leite.

Durante encontro, realizado no início da semana, foram traçados objetivos, metas e ações para a estruturação da nova rota turística. Os trabalhos deverão ter início em julho deste ano. Por meio de uma consultoria contratada pelo Sebrae Minas, serão mapeados empreendimentos e atrativos localizados ao longo do percurso.

Também estão previstas a realização de capacitações para pequenos negócios locais, entre elas: palestras, workshops e oficinas para melhoria da gestão, boas práticas em atendimento e criação de novos produtos turísticos. Haverá ainda iniciativas voltadas para a criação de uma rede integrada de empreendedores de toda a cadeia produtiva associada ao turismo, como: hotéis, fazendas, produtores de queijo e café, restaurantes, artesãos, empórios e o comércio local.

“Será uma rota diferenciada que vai unir dois ícones da nossa mineiridade – o queijo e o café -, e ainda proporcionar aos visitantes experiências únicas, como conhecer uma trilha em meio a natureza até a nascente do Rio São Francisco”, afirma a analista do Sebrae Minas Carolina Alvim.

A previsão é que o lançamento da Rota Turística da Serra da Canastra aconteça até o final deste ano.

Sobre a Serra da Canastra

Localizada entre o Oeste e Sul de Minas Gerais, a Serra da Canastra está rodeada de quilômetros de paisagens naturais típicas do Cerrado brasileiro.

A região já conhecida pela qualidade do Queijo Minas Artesanal – iguaria que recebeu, em 2012, a chancela de Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Indicação de Procedência (IP) pelo -, também se destaca pela produção de cafés especiais.

Em 2023, a Associação dos Cafeicultores da Canastra e o Sebrae Minas lançaram a marca território “Café da Canastra”, uma estratégia de promoção e posicionamento do produto no mercado para fortalecer a união dos produtores e a identidade do território.

No mesmo ano, a Região da Canastra foi a sexta no estado a receber a IG na produção de café. O registro obtido na modalidade Denominação de Origem (DO), a mesma já adquirida pelas regiões Mantiqueira de Minas (em 2020) e Cerrado Mineiro (em 2013).

 

Fonte: Agência Sebrae

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade