Acordo de cooperação do MEC com o governo de Minas é anunciado com a EBSERH assumindo a gestão de novos hospitais universitários em Lavras e Divinópolis

Publicado por: Jhenifer Gonçalves

Com ações práticas e efetivas para melhorar a assistência e o ensino em saúde no estado de Minas Gerais farão parte de um acordo de cooperação técnica a ser assinado entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) – Estiveram presentes em reunião para tratar do assunto nesta terça-feira (21) o presidente da Rede Ebserh, Arthur Chioro, o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador de MG, Romeu Zema e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

A ação, que conta com verbas do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) do Governo Federal e recursos do Governo Estadual, trará benefícios em seis unidades do estado.

Continua depois da publicidade

“É uma oportunidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde em Minas Gerais, mas também todo o processo de formação, de ensino, de pesquisa e inovação, que vem junto com uma rede de hospitais universitários. É uma boa notícia para Minas Gerais, mas é uma boa notícia fundamentalmente para todo o Brasil”, destacou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.

A Secretaria de Saúde de Minas firmou compromisso em repassar recursos visando a aquisição de equipamentos e mobiliário para as seis unidades. Além disso, será responsável por concluir a obra do Hospital Regional de Divinópolis e efetivar a doação da unidade para a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A Ebserh e o MEC serão responsáveis por atuar no gerenciamento das obras e reformas dos outros cinco hospitais com recursos do PAC.

Além disso, tão logo estejam prontos, a Ebserh assumirá a gestão dos hospitais em Divinópolis e Lavras, que ainda não fazem parte da Rede. As assinaturas de contrato para esses dois hospitais serão feitas com a UFSJ e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), respectivamente. As demais unidades já são vinculadas à estatal.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade