Oncologista destaca a prevenção como prioridade no Dia Mundial de Combate ao Câncer: Conscientização é essencial para enfrentar a doença

Publicado por: Jhenifer Gonçalves

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado com o objetivo de disseminar informações sobre a prevenção e o controle do câncer. Atualmente a doença é a segunda que mais mata pessoas em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Em 2023 a Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) atendeu 19.766 pessoas com câncer, o que representou um aumento de 17,93% comparado com 2022. Mais de R$ 18 milhões foram investidos no combate e tratamento da doença nas três unidades da Acom – Hospital do Câncer, Casa de Apoio e Centro Oncológico.

Continua depois da publicidade

No Brasil, o câncer é uma das principais causas de morte, com milhares de novos casos diagnosticados a cada ano. O oncologista da Acom, doutor Neto Pereira reforça que é de suma importância trabalhar a prevenção e a conscientização sobre a doença. Ainda segundo o médico, muitos tipos de câncer podem ser evitados por meio de mudanças no estilo de vida e detecção precoce.

“Como oncologista, é meu dever não apenas tratar os pacientes que já enfrentam essa batalha, mas também educar a comunidade brasileira sobre como prevenir o câncer sempre que possível. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool”, enfatiza o médico.

O oncologista destaca ainda, que a conscientização sobre fatores de risco específicos, como exposição ao sol sem proteção, infecções sexualmente transmissíveis e histórico familiar de câncer é essencial para a prevenção.

“Realizar exames de rotina e buscar ajuda médica ao primeiro sinal de alerta também são medidas importantes”, reforça.

ACESSO

O doutor Neto Pereira ressalta ainda que o acesso equitativo aos cuidados de saúde no Brasil é fundamental para garantir que todos tenham a oportunidade de receber o cuidado necessário, e faz um convite à população.

“Infelizmente, muitas pessoas, especialmente aquelas em áreas rurais e de baixa renda, enfrentam barreiras para o acesso aos serviços de saúde e tratamento adequado do câncer. Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, vamos renovar nosso compromisso de prevenir, diagnosticar e tratar essa doença devastadora no Brasil. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de milhões de brasileiros. Lembre-se, a prevenção é a chave para um futuro mais saudável e livre do câncer”, conclui.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade