Eleições 2024: Jovens de 16 a 18 anos podem contribuir ao tirar 1º título de eleitor até 8 de maio

Publicado por: Lorena Moura

Jovens de 16 a 18 anos que quiserem participar das eleições municipais deste ano têm até 8 de maio para tirar o título eleitoral, que habilita o cidadão ou a cidadã a exercer o direito do voto. Em outubro, as eleições serão para escolher os representantes que ocuparão pelos próximos quatro anos os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios.

Na interação com este público, a Justiça eleitoral ressalta que a participação no processo eleitoral é fundamental para fortalecer a democracia. “Ao exercer o voto, os cidadãos têm o poder de influenciar o futuro de sua cidade e estado. Por isso, a eleição é de extrema importância!”.

Continua depois da publicidade

Segue o guia para obter seu título de eleitor:

O processo de registro eleitoral pode ser realizado online, utilizando o sistema de autoatendimento TítuloNet. Ao acessar o sistema, o indivíduo deve selecionar a opção “não possuo” na seção “Título de eleitor”, caso seja sua primeira vez solicitando o título. Em seguida, preencha todos os campos com informações pessoais, como nome completo, e-mail, número de identidade e local de nascimento.

Além disso, é necessário anexar pelo menos quatro fotos para confirmar a identidade. A primeira foto deve ser uma selfie segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes devem ser da própria documentação utilizada para confirmar a identidade na primeira foto.

Durante a foto, evite usar qualquer acessório que cubra o rosto, como óculos, bonés, chapéus, entre outros.

Por último, inclua um comprovante de residência. Eleitores do sexo masculino entre 18 e 45 anos também devem apresentar um comprovante de quitação do serviço militar obrigatório. Todas as imagens devem ser claras e legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser rejeitada pela Justiça Eleitoral.

Após enviar a solicitação, é possível acompanhar o processo de emissão do documento online. Basta acessar a seção “Acompanhar Requerimento” e inserir o número do protocolo gerado durante a primeira etapa. Depois, o cidadão deve dirigir-se ao cartório eleitoral mais próximo para retirar seu título eleitoral.

Após solicitar o registro eleitoral através do Autoatendimento Eleitoral, o solicitante tem até 30 dias para realizar o cadastramento biométrico no cartório eleitoral mais próximo. Após esse procedimento, o título eleitoral digital pode ser baixado através do aplicativo e-Título, disponível para dispositivos móveis.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade