Itamaraty convoca embaixador da Hungria para explicar hospedagem de dois dias de Bolsonaro na embaixada

Publicado por: Redação

O Ministério das Relações Exteriores decidiu convocar o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, para dar explicações sobre a permanência de Jair Bolsonaro (PL) na missão diplomática do país europeu dias após a Polícia Federal ter apreendido o passaporte do ex-presidente – Nas relações diplomáticas, chamar o chefe de uma missão para prestar esclarecimentos na sede da chancelaria é uma demonstração de contrariedade do país anfitrião.

A responsável por transmitir a reprimenda ao húngaro foi a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes. Halmai permaneceu por cerca de 20 minutos no Itamaraty. De acordo com interlocutores, ouviu as queixas da diplomata brasileira e não se manifestou.

Continua depois da publicidade

A avaliação é que o embaixador da Hungria não recebeu apenas um adversário político da atual gestão, mas uma pessoa alvo de investigações no STF (Supremo Tribunal Federal). O gesto, dizem esses auxiliares, tem sido lido como uma interferência do governo da Hungria, liderado por Viktor Orbán, em assuntos internos do Brasil.

A PF vai investigar a presença de Bolsonaro na embaixada da Hungria. Segundo investigadores, é cedo para dizer se houve uma tentativa de fuga, mas é preciso investigar a veracidade e a motivação de o ex-presidente ter ficado na embaixada.

O jornal americano diz que as câmeras mostram que Bolsonaro estava acompanhado de dois seguranças. Ele teria permanecido no prédio de 12 de fevereiro a 14 de fevereiro.

Caso permanecesse dentro da missão diplomática, Bolsonaro não poderia ser alvo de uma ordem de prisão, por exemplo, por tratar-se de prédio protegido pelas convenções diplomáticas.

O ex-presidente é aliado próximo do líder da Hungria, Viktor Orbán, um dos principais expoentes da extrema direita na Europa.

 

Fonte: FOLHA

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. 171 disse:

    Brasileiro eleitor do lula é muito trouxa e fácil de manipular,

    Imagens da invasão de 8 de janeiro ??? câmeras desligadas ou seja sem imagem
    imagens da fugas dos presídios??? câmeras desligadas ou seja sem imagem.

    Imagens da câmera interna da embaixada da Hungria, imagem de satélite do carro entrando na embaixada, atendente embaixada confirma entrada.??? tudo funciona
    imagem do ex presidente preto da baleia? temos imagem( e a PF arquivou processo)

    É muita manipulação e cortina de fumaça, toda vez que acontece algo ruim ou noticia pesa contra governo do PT, eles soltam na mídia algo do Bolsonaro e esta pronto, perdem o foco no governo e o Bolsonaro da AUDIENCIA.
    ENTENDEU PORQUE O GOVERNO QUER REGULAR AS MIDIAS?

    ACORDA MEU POVO.

Continua depois da publicidade