Prefeitura de Bom Despacho é finalista do “Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora”

Publicado por: Redação

O Consórcio Intermunicipal do Serviço de Inspeção do Centro-Oeste Mineiro (Cisicom) está concorrendo ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Bom Despacho concorre com outros dois municípios na categoria Governança Territorial, sendo reconhecido pelo trabalho de garantir um ambiente propício à atividade empreendedora. Bom Despacho é a única cidade do Centro-Oeste que circula entre todos os 30 finalistas, das 10 categorias.

Mais de 250 municípios mineiros participaram do prêmio com mais de 300 projetos inscritos. Bom Despacho faz parte dos 24 municípios finalistas com 30 projetos concorrentes em 10 categorias. Na categoria Governança Territorial, o Cisicom está concorrendo com os projetos Governança (de Malacacheta) e Serviço de Inspeção, Sua Importância na Implantação do SIM Consorciado (de Conselheiro Lafaiete).

Continua depois da publicidade

Conheça o Cisicom: O CISICOM é um consórcio criado por iniciativa da atual Administração Municipal e integrado por 10 cidades da região com o objetivo de planejar e executar projetos e programas visando o desenvolvimento regional sustentável. Ele foca em aperfeiçoar as gestões administrativas dos municípios consorciados e formular políticas públicas regionais que beneficiem a população da região. As áreas de atuação incluem o Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável Rural e Urbano, a Defesa Social, o Meio Ambiente e Saneamento.

Outro objetivo chave é a implantação consorciada do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), atendendo as demandas por serviços de inspeção adequados à realidade das agroindústrias locais. Com a expertise adquirida através da equivalência do serviço de inspeção de Bom Despacho ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), o consórcio busca promover a segurança alimentar, a regularização de estabelecimentos e, consequentemente, o desenvolvimento econômico sustentável na região.

Fazem parte do Cisicom: Bom Despacho, Abaeté, Araújos, Dores do Indaiá, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas e Santo Antônio do Monte.

“Este é um projeto de altíssimo nível, muito robusto e que gera muito impacto na região. Desde a geração de emprego e renda até a qualidade dos produtos e apoio às micro e pequenas empresas da região”, afirmou a analista técnica do Sebrae, Poliana Oliveira.

Alguns dos impactos positivos do Cisicom para os seus municípios participantes e às agroindústrias da região foram:

Inovação, Criatividade e Sustentabilidade

  • Redução de custos de implantação do serviço de inspeção e aumento da arrecadação municipal.
  • Licenciamento ambiental obrigatório para as unidades produtoras, mostrando uma preocupação com os impactos ambientais a médio e longo prazos.

Estabelecimentos Registrados

  • Foram registrados 21 novos estabelecimentos.
  • Além disso, 13 estabelecimentos migraram do SIM Municipal para o consórcio.

Crescimento dos Abates

  • O número de abates de bovinos aumentou de 20 para 75 animais por semana.
  • Para suínos, o abate subiu de 80 animais por semana para uma faixa entre 250 a 300 animais por semana.
  • Os estabelecimentos de peixes estão produzindo em torno de 100 toneladas por semana.

Geração de Emprego e Renda

  • Quatro agroindústrias da agricultura familiar foram registradas, processando sua própria matéria-prima. Antes do projeto, praticamente nenhum funcionário desses estabelecimentos possuía carteira assinada; hoje, todos são registrados.
  • A regularização dos estabelecimentos e a expansão da capacidade produtiva contribuíram para a geração de empregos, circulação de dinheiro e aumento da renda na região.

Premiação: Os vencedores serão divulgados em solenidade no dia 17 de abril, às 9h, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. A solenidade será transmitida ao vivo pelo CANAL DO SEBRAE MINAS NO YOUTUBE. Os projetos vencedores em cada categoria serão classificados para a etapa nacional do Prêmio Prefeitura Empreendedora.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade