Complexo de Saúde São João de Deus mantém cirurgias eletivas

Publicado por: Jhenifer Gonçalves

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), mesmo diante do agravamento do cenário em função do grande número de casos confirmados e suspeitos de dengue e de covid-19, que geram internações, com ocupação de leitos, decidiu manter todas as cirurgias eletivas, entendendo o seu grande papel assistencial com  toda a Macrorregião Oeste de Minas, principalmente na alta complexidade. Por isso, a diretoria, segundo o comunicado, “com um grande esforço e em acordo com a Vigilância Sanitária, conseguiu liberar uma quinta cama nos quartos do SUS , para garantir a continuidade das cirurgias eletivas.  

O Complexo de Saúde São João de Deus vem por meio deste, dar ciência a todos sobre o Ofício SES/URSDIV-CAS nº. 80/2024, endereçado aos Gestores Municipais de Saúde da região. De acordo com o referido documento, considerando:

Continua depois da publicidade
  • O cenário atual da fila de espera do SUSFACIL;
  • A lotação muito acima da capacidade das Salas Vermelhas dos Hospitais da Macrorregião Oeste e das UPAs/Pronto-Atendimentos;
  • A lotação em 100 % dos leitos de UTI Adulto e pediátrico, além da média de 30 (trinta) pacientes/dia aguardando vaga para essa posologia de leito;
  • Sabendo que há a concorrência dos leitos clínicos/cirúrgicos/UTI na manutenção da totalidade dos procedimentos elevados frente ao atendimento às Urgência/Emergências;
  • O agravamento do cenário em função do grande número de casos suspeitos/confirmados de DENGUE e de COVID 19, das consequentes solicitações de internação e do risco iminente de desassistência;
  • A reunião conjunta do Comitê Gestor de Urgência e Emergência e do Comitê Gestor de Atenção Hospitalar realizada por videoconferência no dia 28 de fevereiro de 2024; Ficam, a partir do dia 04 de março de 2024, segunda-feira, e pelos próximos 15 dias, suspensas temporariamente as cirurgias eletivas nos hospitais filantrópicos da região.

Entretanto, considerando o grande papel assistencial do Complexo de Saúde São João de Deus com toda a Macrorregião Oeste de Minas, principalmente na alta complexidade, é com grande satisfação que comunicamos que, a Diretoria do CSSJD com grande esforço e em acordo com a Vigilância Sanitária, conseguiu a liberação de uma quinta cama nos quartos do SUS, para garantir a continuidade das cirurgias eletivas, desde que sejam apresentados semanalmente todos os indicadores de infecção, bem como o acompanhamento rigoroso dos
pacientes ao referido órgão sanitário.

Entendemos que esta decisão possa gerar certo desconforto em relação à questão de nossa hotelaria, uma vez que alguns quartos estarão com um leito a mais, porém, é importante ressaltar que estamos lidando com vidas humanas, e a prioridade é assegurar o cuidado e a saúde de cada paciente.

Além disso, alertamos a população sobre a importância de tomar precauções extras neste momento delicado. A taxa de ocupação em nossa sala vermelha atingiu 300%, com pacientes aguardando até dois dias no Pronto Atendimento por leitos disponíveis. Portanto, pedimos encarecidamente que evitem ao máximo visitar o hospital, a menos que seja absolutamente necessário.

É essencial destacar ainda, que estamos trabalhando incansavelmente para encontrar soluções viáveis e definitivas sobre este assunto. Estamos em processo de estudo para a abertura de novos leitos para o SUS, visando atender à crescente demanda por serviços de saúde.

Salientamos por fim, que não estamos investindo na expansão de nossas instalações neste momento, devido à iminente abertura de um hospital regional com capacidade para 400 leitos. Hoje, nosso principal receio é abrir uma estrutura maior e vê-la subutilizada após a inauguração do Hospital Regional. Portanto, trata-se de preocupação legítima com objetivo de evitar o desperdício de recursos públicos.

Portanto, contamos com a compreensão e colaboração de todos neste momento desafiador. Juntos, podemos enfrentar essa situação e garantir o melhor atendimento possível para todos os cidadãos da Macrorregião Oeste.

– Mediante qualquer novidade, voltaremos a informá-los. Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação do CSSJD

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade