DiviNews - Portal de Notícias de Divinópolis e Região Centro-Oeste de Minas Gerais

Presidente da OAB-MG participa, no TJMG, da apresentação dos protótipos de painéis de acompanhamento de audiências

Publicado por: Redação

O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, participou, a convite do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Filho, da apresentação dos protótipos tecnológicos para melhoria do atendimento ao usuário dos serviços judiciais, no Fórum Lafayette. Os novos serviços, dentre eles, painéis de acompanhamento de audiências, vão facilitar o acesso a informações processuais e judiciais de forma segura, ágil e simplificada.

Continua depois da publicidade

A OAB Minas já havia solicitado ao tribunal essas melhorias e, de acordo com o presidente do TJMG, “tais ferramentas irão viabilizar a maior central de atendimento à advocacia já criada”. Na ocasião, foram apresentadas as duas startups que desenvolveram os sistemas e também os resultados da fase de “experiência dos usuários”, promovido neste mês, quando o público-alvo foi convidado a testar os protótipos.

O presidente da OAB Minas, Sérgio Leonardo, fez algumas ponderações durante a apresentação dos protótipos e ressaltou que “a OAB-MG está muito animada e ansiosa para no menor espaço de tempo possível passar a ter o painel de acompanhamento das audiências na palma da mão”.

Sérgio Leonardo ainda destacou a importância da participação da OAB Minas desde o início do projeto. “Tenho muita satisfação de ver o tribunal trabalhando para inovar, incluir e avançar como fazemos na OAB de Minas Gerais. Há uma sinergia muito grande dentro do espírito que move as gestões do TJ e da OAB-MG e esse processo disruptivo e inovador realmente nos dá a esperança de uma prestação jurisdicional cada vez mais célere, efetiva, viabilizando realmente o acesso a justiça”.

Durante a apresentação, o desembargador José Arthur ressaltou o compromisso em permitir que a inovação “floresça” no Judiciário mineiro. “Nossas expectativas são de que, em tempos de inteligência artificial, que podem nos levar a cenários distópicos ou nos ajudar na emancipação da humanidade, que todos nós possamos continuar atuando em colaboração para garantir que o desenvolvimento tecnológico seja usado em prol do desenvolvimento social e humano, como imperativo ético do nosso tempo, como bem disse a ministra Rosa Weber”, afirmou.

Os dois protótipos tecnológicos de atendimento ao público foram desenvolvidos pelas startups mineiras IViJur e Maxbot, selecionadas por meio de edital. O TJMG é o primeiro órgão público do país a criar uma seleção específica para a contratação de startups.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade

Desenvolvido por Agência BluePause