Crise na Saúde de Divinópolis: Processo Seletivo para Agentes Comunitários é Ameaçado por Irregularidades e pode ser até anulado.

Publicado por: Redação

A gestão do Prefeito Municipal, Gleidson Azevedo, enfrenta sérias críticas e desafios, conforme revelado por denúncias e recomendações recentes que apontam para possíveis falhas na condução do processo seletivo para Agentes Comunitários de Saúde em Divinópolis. O Secretário de Administração, Thiago Nunes, também está sob escrutínio, pois alegações de incompetência pairam sobre a administração pública municipal.

A Defensoria Pública, em uma recomendação contundente, destaca a urgência em revisar e ajustar os procedimentos do processo seletivo, enfatizando a ilegalidade relacionada aos testes de aptidão física. A necessidade de alinhar os critérios de seleção com as normativas legais é evidente, garantindo uma abordagem justa e acessível aos candidatos.

Continua depois da publicidade

A decisão da Justiça para renovar temporariamente os contratos dos agentes comunitários de saúde por seis meses ressalta a urgência em assegurar a continuidade dos serviços essenciais. Além disso, a ordem para realizar um processo seletivo público indica a necessidade de seguir procedimentos transparentes e regulares para o preenchimento permanente dessas posições.

As preocupações levantadas pelos conselheiros eleitos do DIVIPREV sobre o excesso de contratações e a necessidade de um concurso público destacam a importância da transparência e conformidade com as normas. O Tribunal de Contas desempenha um papel crucial na fiscalização dessas práticas, buscando garantir uma gestão pública eficiente e em conformidade com a legislação.

A concessão de uma liminar contra a realização de testes de aptidão física em concursos públicos em Divinópolis destaca a necessidade de aderir às leis municipais. A ausência de legislação que regule esses testes pode torná-los ilegais, e a decisão judicial ressalta a importância de seguir os devidos processos legais na condução de concursos públicos.

É lamentável que a situação envolvendo a ilegalidade da prova de aptidão física possa prejudicar candidatos que optaram por não participar do processo devido a essa exigência. Essas circunstâncias destacam a importância de uma comunicação clara por parte das autoridades responsáveis, garantindo que os candidatos estejam bem informados sobre os requisitos do certame.

O Secretário Thiago Nunes, como responsável pela Secretaria Municipal de Administração, pode ser responsabilizado por todas as falhas na condução do certame. Caso ocorram problemas, como o cancelamento do certame, a responsabilidade recai sobre a gestão da pasta. É vital que as autoridades atuem de maneira eficaz para evitar impactos negativos, especialmente considerando os desafios já presentes na área da saúde pública em Divinópolis.

A denúncia apresentada junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais, pelo presidente do Conselho Administrativo do DIVIPREV Bruno Camargos e o presidente do Conselho Fiscal Cássio Henrique, juntamente com os representantes das categorias de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate de Endemias, destaca a importância da fiscalização para garantir a lisura dos concursos e processos seletivos. Duas irregularidades adicionais foram apontadas: o não cumprimento do pagamento do piso inicial da carreira, que a administração tem pago como complemento salarial, burlando assim o reflexo salarial do plano de cargos e salários e estatuto municipal, além da não previsão de pagamento de Adicional de Insalubridade. Esta denúncia já está apta a julgamento e foi encaminhada ao Conselheiro relator do TCE/MG, Licurgo Mourão para emissão de parecer, o que pode culminar no cancelamento de todo o certame.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Carlos disse:

    Nessa administração está acontecendo de tudo rs, porque temos o melhor prefeito do Brasil, assim ele diz kkkkkkk

  2. Paulo Roberto Mariano Alves disse:

    todos sabemos que a incompetência desta atual administração municipal é bastante clara e isto está provado em várias atitudes que já foram comprovadas como falhas por total falta de conhecimento técnico em todos os setores desta administração.

  3. Nathália Carregal disse:

    Tem problema cancelar não, contanto que me devolvam o valor da inscrição com juros e correções monetárias, tá tudo certo.

Continua depois da publicidade