Brasileiros repatriados chegam na noite desta segunda ao Brasil

Publicado por: Brener Mouroli

O avião VC-2 (Embraer 190), da presidência da república, está voltando ao Brasil com 32 repatriados. O avião decolou na manhã desta segunda-feira, 13/11, do Cairo, no Egito. A aeronave está trazendo brasileiros que aguardavam o embarque de volta ao Brasil desde o início da guerra na região da Faixa de Gaza. O grupo composto por 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos, cruzou a fronteira com o Egito, pelo Portal de Rafah, na manhã deste domingo, 12/11.

O grupo de brasileiros repatriados estava aguardando a liberação para que pudessem atravessar a fronteira na Faixa de Gaza e retornarem ao Brasil. Para isso acontecer foi necessário que houvesse uma movimentação diplomática, onde, como relatam especialistas, foi uma vitória da diplomacia brasileira, sob o comando do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. 

Continua depois da publicidade

Em entrevista à Agência Brasil, Dawisson Belém Lopes, professor de Política Internacional e Comparada do programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas (UFMG), reforça que o retorno dos repatriados mostra o peso da tradição diplomática do país; “Isso é muito importante, porque mesmo não sendo um dos países que se alinham automaticamente a Israel, o Brasil sempre busca, em relação a esse conflito israelo-palestino que se arrasta há décadas, uma posição de equidistância e defende a solução de dois Estados [de Israel e da Palestina”, pontuou Lopes.

Chegada no Brasil

A chegada dos brasileiros repatriados está com previsão para às 23h30 de hoje. Entretanto, antes de chegar ao seu destino, a aeronave fará uma parada técnica em Las Palmas, na Espanha, e, em seguida, já no território brasileiro, fará outra na Base Aérea do Recife, de onde decola para a Base Aérea de Brasília.

Para o acolhimento do grupo, o Governo Federal organizou uma força tarefa que receberá os brasileiros e seus familiares palestinos que deixaram a Faixa de Gaza. Assim, as 17 crianças, nove mulheres e seis homens, ao chegarem todos terão acesso ao apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB). Após isso, devem seguir para outras cidades brasileiras. 

O Ministério da Saúde explica que “A oferta, no momento da recepção, envolve cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir. A equipe será formada por cinco profissionais da saúde: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Além disso, será disponibilizada uma ambulância do Samu/DF, tipo UTI móvel, com médico e enfermeiro, se houver necessidade de atendimento especializado em unidade da rede de saúde”, explicou a pasta, em resposta à Agência Brasil.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade