Onda de calor: Divinópolis pode enfrentar calor de 39°C nesta terça-feira

Publicado por: Brener Mouroli

Divinopolitanos devem ter atenção para as altas temperaturas nos próximos dias. O alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sinaliza que a forte onda de calor deste fim de semana deve seguir afetando todo o país nos próximos dias. Divinopolitanos devem ficar atentos aos cuidados para não enfrentarem problemas devido ao calor e abaixa umidade relativa do ar que poderá chegar aos 20% na região. Nesta terça-feira, a máxima prevista pelo Climatempo é de 39ºC em Divinópolis.

De acordo com alerta emitido pelo Inmet, mais de 1400 municípios devem enfrentar ondas de calor com recorrência da temperatura que superar em 5º acima do comum, a previsão se estende pelos próximos cinco dias. 

Continua depois da publicidade

Uma massa de ar quente está atuando na região centro-oeste do estado de Minas Gerais tem trazido altas temperaturas.  Essa é a quarta onda de calor enfrentada no segundo semestre deste ano e poderá ser a mais forte, superando as ondas de calor de agosto, setembro e de outubro de 2023, informa o Climatempo.

Brasil enfrenta quarta onda de calor em 2023. Divinópolis está entre os municípios mineiros em alerta vermelho. (Arte: Climatempo)

Brasil enfrenta quarta onda de calor em 2023. Divinópolis está entre os municípios mineiros em alerta vermelho. (Arte: Climatempo)

Em Minas Gerais, mais de 300 municípios estão sob o alerta vermelho, entre eles estão: Divinópolis, Cláudio, Itapecerica, Itaúna, Oliveira, Paineiras, Patos de Minas, Belo Horizonte e outras. Além de Minas, outros 11 estados brasileiros e o Distrito Federal (área vermelha) devem registrar índices históricos de temperatura, sendo eles: Paraná, São Paulo, Rio De Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Conforme o explicado pelo meteorologista Vinicius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo, “Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Campo Grande.” (…) “É possível que esta onda de calor seja mais forte do que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, alertou o meteorologista.

Onda de calor, quais cuidados para os próximos dias?

O alerta vermelho “grande perigo” é uma sinalização usada pelo Inmet para informar que a situação meteorológica é de perigo e há “grande probabilidade de ocorrência de danos e acidentes, com risco para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Por isso, é importante que se tome os devido cuidados com o corpo para que passe pelos próximos dias da melhor forma.

A biomédica esteta, Duda Nascimento, alerta que as altas temperaturas podem afetar de maneira muito intensa a saúde da pele das pessoas, por isso ela recomenda que “se hidrate muito, beba muita água, água de coco, use muito protetor solar, além de usar também camisas com proteção ultravioleta (UV), que podem ser uma grande ajuda na proteção. E, se tiver oportunidade, a recomendação é sombra e água fresca”.

O Ministério da Saúde divulgou também uma lista de cuidados para que se previna dos efeitos colaterais causados pelo calor extremos, sendo eles:

Hidratação 

  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
  • Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
  • Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes;
  • Recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas com alguma comorbidade podem não sentir sede. Ofereça-lhes água.

Cuidados coletivos e em casa

  • Se possível, feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar; 
  • Abra as janelas durante a noite; 
  • Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas; 
  • Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem só, idosas ou com dependência, que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor; 
  • Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água. 

Cuidados com a saúde 

  • Mantenha medicamentos abaixo de 25º C na geladeira (ler as instruções de armazenamento na embalagem);
  • Procure aconselhamento médico se sofrer de uma doença crônica, condição médica ou tomar vários medicamentos; 
  • Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça; 
  • Se sentir algum mal-estar, busque um lugar fresco o mais rápido possível, meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para reidratar; 
  • No período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura.

Proteja-se do sol e do calor

  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h; 
  • Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas. Use protetor solar;
  • Use chapéus e óculos escuros;
  • Proteja as crianças com chapéu de abas;
  • Use roupas leves e que não retêm muito calor;
  • Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados; 
  • Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas; 
  • Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade