Com apoio do Projeto Social ‘De Peito Aberto’, adolescente é recuperado de trauma de acidente de carro, e volta a sonhar o futebol

Publicado por: Redação

Como mais de 17 anos de atividades, o Esporte na Cidade, projeto idealizado pela De Peito Aberto, coleciona histórias de superação em vários cantos do Brasil. Com atividades em cidades da Minas Gerais, Bahia e Pará, o projeto também foi transformador para Mateus Rodrigues da Silva, de Conceição do Pará (MG), resgatar o sonho de jogar futebol – Após sofrer um grave acidente de carro em 2021, o jovem Matheus, na época com 16 anos, teve que superar fraturas, UTI e procedimentos médicos delicados para voltar a prática esportiva.  “Estava no aniversário do meu primo na casa da minha Tia. Um amigo me chamou para sair. Na volta, aconteceu o que aconteceu. Meu amigo perdeu o controle do carro, perto de Pará de Minas, e caímos no barraco.”, conta Matheus. 

Na época, o resgate demorou a chegar e, só foi possível, porque a Vó de Matheus percebeu que eles não haviam retornado no horário combinado. “Caímos para fora do carro, cada um foi para um lado. Quebrei o tornozelo, tive traumatismo craniano”, relembra.

Continua depois da publicidade

Após ficar 45 dias no Hospital de Pará de Minas, 12 deles em coma, e passar pelo procedimento de traqueostomia, Matheus iniciou a fase de recuperação física, processo que durou cerca de 10 meses.

Ao retomar as aulas na Escola Estadual Doutor Isauro Epifânio, Matheus foi impactado pela divulgação sobre a De Peito Aberto.  “Estava bem desanimado em jogar bola. Fiquei sabendo do projeto durante uma divulgação que eles foram fazer na minha Escola. Fiquei interessado e comecei a participar e estou até hoje”.

A conexão com o professor Ítalo Resende foi fundamental para a recuperação de Matheus. “A gente é muito amigo, temos uma conexão muito boa. Cheguei aqui e no primeiro dia ele perguntou quem queria jogar no gol. Como jogo no gol fui na hora, depois disso começamos a treinar juntos.

Para o professor que vai completar um ano no Esporte na Cidade, as aulas deram uma nova visão de vida para o jovem de Conceição do Pará (MG). “Ele sempre se identificou com o esporte, mas nunca teve uma proposta de acolhimento. Aqui ele teve a oportunidade de se desenvolver como goleiro. Brinco aqui que ele é meu filho, ensino e aprendo com ele”, conta Ítalo.

Hoje, com 18 anos e recuperado do acidente, Matheus que mora com o pai e o irmão segue com o sonho em se tornar em jogar futebol. “O meu sonho é ter uma oportunidade em um grande clube”.

Desenvolvido há 11 anos por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras locais, o projeto realiza atividades em escolas públicas e espaços esportivos para a iniciação de crianças em modalidades como basquete, judô, vôlei e futebol, entre outras.

Na cidade de Conceição do Pará (MG), o projeto atende crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos no Ginásio Poliesportivo José Maria Lacerda, localizado no bairro Centro.

A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.

Além do Esporte na Cidade, a De Peito Aberto tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate e Breaking Olímpico são alguns deles, também são viabilizados com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com a ajuda de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Tívoli, Braskem, Iveco, Grupo CNH, Tecnobank, White Martins, MRN e Vale, entre outros.

Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que, nos próximos anos, pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A De Peito Aberto possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

Em 2021, o projeto de Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: depeitoaberto.org.br.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade