Câmara de Vereadores de Cláudio entrega a Comenda ‘Quinca Barão’; a mais alta honraria do município

Publicado por: Maria Eduarda (Estagiária)

A Câmara de Cláudio promove nesta quarta-feira (23) as 19h, a entrega da maior honraria do município: a “Comenda Quinca Barão”. Os agraciados desta edição são o ex-prefeito José Rodrigues Barroso de Araújo (Zezinho), que foi indicado pelo Poder Legislativo, e Jader Tavares de Souza (Bagrinho), indicado pelo Poder Executivo. A Comenda Joaquim da Silva (Quinca Barão), que chega a sua sétima edição, visa homenagear cidadãos que são sinônimos de trabalho e progresso ao município.

Conforme justificativa do projeto de decreto legislativo aprovado pelo plenário, José Rodrigues Barroso de Araújo (Zezinho) sempre teve o ideal de ajudar a comunidade claudiense e teve como eficiência e forma de contribuir para sua toda transformação municipal. “Pessoa visionária e um grande guerreiro para o desenvolvimento da querida Cidade Carinho”, cita o texto.

Continua depois da publicidade

No mesmo sentido, a proposição narra que a pessoa de Jader Tavares de Souza (Bagrinho) representa para a cidade de Cláudio. “Enorme exemplo de perseverança, cordialidade, respeito, grande visionário, empresário exemplar e, acima de tudo, está deixando um legado no município”, informa. A Câmara Municipal enaltece que, nada mais justo, prestar esta homenagem em forma de agradecimento, respeito e, acima de tudo, carinho pelos trabalhos realizados e que ainda continuam a ser realizados em prol do nosso município.

“Ante tudo o que foi exposto, a concessão da ‘Comenda Joaquim da Silva Guimarães – Quinca Barão’ deve ser às personalidades em destaque, qual sejam o Sr. José Rodrigues Barroso de Araújo e o Sr. Jader Tavares de Souza, homenageados diferenciados e com grande responsabilidade social para o povo da cidade de Cláudio, razão pela qual é a proposição do presente Projeto de Decreto Legislativo”, conclui.

A Comenda Quinca Barão é uma homenagem em forma de agradecimento, respeito e, acima de tudo, carinho pelos trabalhos dos dois homenageados em prol do nosso município, mas, de maneira especial, pela particularidade que cada um se dedicou e ainda se dedica ao município.

BIOGRAFIAS DOS HOMENAGEAGOS ‘QUINCA BARÃO ‘

Jader Tavares de Souza

Jader Tavares de Souza nasceu em 28 de setembro de 1956. Ainda na infância recebeu o apelido de Bagrinho. Seus pais, senhor Ciço e dona Ciça, deixaram um legado de bondade e generosidade para a nossa cidade. Essa herança segue com nosso homenageado que não mede esforços para fazer o bem, principalmente para aqueles que mais precisam.

Com uma infância como qualquer criança de classe média no interior, começou, aos cinco anos, a acompanhar aquele que tinha como o seu segundo pai, Quin Quin Barba – peão amansador de burro bravo, toureiro e amante dos rodeios, responsável por ajudar na formação do seu caráter. Foi aluno da Escola Coronel Joaquim da Silva Guimarães e do Colégio Quinto Alves Tolentino. Aos 14 anos mudou-se para Divinópolis para continuar os estudos e trabalhar.
Casou-se com Marilda Gonçalves, a Dida, com quem teve seus três filhos: Ana Maria, Pedro Augusto e Ângela Maria. Hoje são sete netos, dois deles nascidos no coração.
Sempre teve o sonho de empreender e, em 1985, aproveitou um incentivo da prefeitura municipal, que dava aos interessados terreno e padrão elétrico para montar, assim, a Fundição Santana, junto com seus ex-sócios Helton Ferreira e Rodrigo Prado. Com pouco dinheiro deram início ao projeto em um galpão pequeno. Bagrinho acreditando no negócio comprou a parte dos seus sócios. Hoje, a Fundição Santana, administrada pelo seu filho Pedro, conta com o quadro de 150 funcionários diretos e 40 representantes comerciais. É a maior e melhor fundição no ramo de utilidade doméstica em ferro fundido do Brasil, com exportações para América do Sul, Europa e Estados Unidos.
Mas, o que o traz a esse merecido reconhecimento são os feitos para ajudar a nossa comunidade… Tudo começou quando recebeu o convite de duas grandes personalidades claudienses, dona Georgeta Mitre e o senhor Antônio Carioca (Tõe Feio), para ajudar na construção da Igreja Nossa Senhora de Aparecida. Bagrinho não mediu esforços e guiado pela fé em Nossa Senhora, organizou durante mais de quatro anos um rodeio temporão com a renda destinada para construção da igreja. Junto a esse grande momento de dedicação à essa causa nobre, foi presidente da equipe de peão de rodeio amador: Dragões da Incompetência. Com essa equipe, idealizava rodeios em Cláudio e cidades vizinhas no intuito de ajudar outras entidades como a Santa Casa.
Dividiu-se também, junto àquele que ele chama de mestre, o Quim Quim Barba, na organização das Chegadas dos Reis durante os reinados de Cláudio, assumindo anos mais tarde toda a responsabilidade por esta parte cultural da nossa cidade. São 37 anos de dedicação voluntária.
Bagrinho, em 1989, assumiu a presidência da ExpôCláudio. Permaneceu na comissão por mais de 30 anos. Durante esse período, foi o primeiro campeão de rodeios em bois de Cláudio.
Fascinado pelos esportes nas modalidades touro e cavalo, trouxe diretamente do rodeio de Barretos o bullDog para a nossa cidade, se tornando o primeiro bulldogueiro de Minas Gerais. Na ASIMEC – Associação das Indústrias Metalúrgicas de Cláudio – foi presidente, e conseguiu junto ao SENAI de Itaúna, trazer vários cursos profissionalizantes e construir a primeira balança comunitária no Parque Industrial Marcelino Corradi. Atualmente, com as mais de 200 empresas associadas, mais 26 mil pessoas, ou seja, quase 80% da população claudiense se beneficia com os relevantes serviços dessa associação na área de educação, segurança e saúde.
Além disso, foi pioneiro, juntamente com mais 20 empresários da cidade, para a fundação do Sicoob. Em outra ocasião, juntamente com um grupo de empresários, Bagrinho aceitou a convocação para a reforma do Salão São Geraldo. Começaram as ações no sentido de arrecadar fundos para construção. O valor arrecadado não foi suficiente.
Então mais uma vez, movido pelo espírito de fé e proatividade idealizou o Leilão e a Queima do Alho, arrecadando 75 mil reais, valor suficiente para concluir a construção, a obra de Deus.
Hoje, após 10 anos, Bagrinho continua como presidente da Queima do Alho, que anualmente ajuda cinco entidades de nossa cidade e conta com mais 250 voluntários. A Queima do Alho mostrou à nossa cidade o real conceito de solidariedade. Em 2019, Jader, o nosso Bagrinho, assumiu a presidência do Asilo Santo Antônio, em Monsenhor João Alexandre e do Asilo Bom Samaritano, em Cláudio, onde permaneceu como presidente durante quatro anos, durante sua gestão realizou diversas ações de melhoria em ambos. E não para por aí, em 2022, iniciou um movimento para construção de um novo asilo, com capacidade de acolher os idosos dos três asilos da cidade. Os filhos falam com orgulho do Bagrinho e retratam esse grande homem digno de receber esse e muitos outros reconhecimentos do nosso município.
Nosso município tem a honra de tê-lo como filho dessa terra. Obrigado por tudo e por tanto, Jader! O nosso claudiense Bagrinho.

José Rodrigues Barroso de Araújo
Aos 20 de setembro de 1952, nascia em Cláudio, José Rodrigues Barroso de Araújo “Zezinho do Zé do Juquinha”, 4° filho de José de Oliveira Araújo e Maria Rodrigues de Araújo.
Zezinho foi uma criança alegre, criativa, que gostava de brincar com os irmãos no grande quintal de sua casa. Sempre ajudava sua mãe nos afazeres domésticos. Estudante dedicado, iniciou os estudos, no Grupo Escolar Cel. Joaquim da Silva Guimarães, findando no Grupo Escolar Inocêncio Amorim. Cursou ensino médio na Escola Estadual Quinto Alves Tolentino.
Gostava muito de ler e juntamente com sua irmã, Rejane, sempre adquiriam livros pelo Reembolso Postal, através de catálogos de editoras, prática muito comum naquela época.
Dos 12 aos 16 anos, trabalhou como balconista no armazém de seu pai, situado na Rua Padre João sempre demonstrando responsabilidade.
Em 1969 mudou-se para Belo Horizonte para continuar seus estudos em contabilidade. Mais tarde, aos 19 anos mudou-se para São Paulo, vindo a formar-se em Ciências Contábeis e posteriormente, formou-se também em Direito pela Universidade Mackenzie.
Trabalhou por mais de 40 anos em São Paulo iniciando a carreira como auxiliar de contabilidade, depois promovido a contador, gerente financeiro e diretor financeiro nas empresas da família Ravazi.
Foi um dos sócios fundadores da Cooperativa de Crédito dos Metalúrgicos de Cláudio – COPERMEC.
Jamais se esqueceu da sua querida cidade de Cláudio, nunca passou mais de 30 dias sem vir visitar a família e ajudou os pais na educação e formação dos irmãos.
Aqui investiu os recursos que ganhou com seu trabalho na cidade grande, trazendo ideias e novidades para os sócios da Minas Cláudio e Fundição Araguaia.
Sempre gostou de política e quando voltou para sua terra participou de eleições como candidato a prefeito e vice, sendo eleito em 2012, exercendo o mandato por 8 anos consecutivos.
Contribuiu com sua equipe para mudar o perfil da nossa cidade executando obras de infraestrutura e mobilidade urbana, tais como obras contra enchentes no centro da cidade e bairros, construiu a Avenida JK e o novo parque de exposições dentre muitas realizações.
Cuidou de todas áreas: saúde, educação, meio ambiente, segurança e principalmente das estradas e comunidades rurais.
Serviu o povo com muita competência e honestidade.
Hoje é Diretor-Presidente da BRZ Empreendimentos S.A. de seu amigo e irmão Quinto Tolentino.
Zezinho sempre foi um grande guerreiro em toda a sua caminhada repleta de lutas, dificuldades e tropeços; mas, seu caráter foi moldado por tudo isso tornando-o um grande ser humano, um pai amoroso dos filhos Pedro Henrique, José Pedro e do seu enteado João Henrique. Além, de ter o privilégio do amor, carinho e amizade da sua esposa Cleide que é o seu porto seguro.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade