Divinópolis registra queda de 70% no índice de infestação da Dengue

Situação de risco geral da doença no município é considerado baixo

Publicado por: Redação

A Vigilância em Saúde Ambiental apresentou nesta segunda-feira (14/08), dados do terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizados entre os dias 7 a 11 de Agosto. O estudo afirmou que a situação de risco geral de epidemia em Divinópolis é considerado baixo.

O índice médio de infestação do município foi concluído em 0,84%, com uma queda de 70% em relação aos dados do último estudo, que constava 2,8% em maio deste ano. A pesquisa foi realizada em 168 bairros, em um total de 5.952 residências vistoriadas, onde destes imóveis, 50 estavam com o foco do mosquito.

Continua depois da publicidade

Das residências vistoriadas, 49% dos focos foram encontrados em bebedouros de animais, vasos e plantas; 34% em recipientes de plástico, latas, garrafas e pneus; 11% em ralos, caixa de passagem, sanitários não utilizados e fontes ornamentais, bem como 6% em caixa d’ água, tanque e tambores. Locais estes que necessitam de muita atenção e cuidado.

As regiões Norte, Sudeste e Central foram apontadas em situação de risco médio, com índice de infestação em 1,45%, 1,01% e 1,43% respectivamente. As demais regiões foram apontadas como situação de baixo risco.

Segundo o Ministério da Saúde, o índice de infestação entre 0 e 0,9% é considerado baixo risco de epidemia. Entre 1 e 3,9% consideram-se médio risco, em situação de alerta. Acima de 4% possui alto risco de epidemia.

É essencial que cada morador vistorie o seu quintal no mínimo uma vez por semana, recolhendo recipientes que acumulem água, eliminar água armazenada nos recipientes citados anteriormente, retirar pratos dos vasos de planta acondicionar pneus e garrafas em locais abertos. Dessa forma a Vigilância em Saúde Ambiental reforça a importância da população na luta contra o mosquito Aedes Aegypti.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade