Gerdau doa escultura de aço para Divinópolis em comemoração ao aniversário de 111 anos da cidade

A cerimônia oficial de entrega faz parte das ações de celebração dos 120 anos da companhia, dos 111 anos de Divinópolis e homenageia a história de Minas Gerais

Publicado por: Redação

A Gerdau entregou para a cidade de Divinópolis uma escultura imponente de aço com cinco metros de altura, criada pelo artista plástico Giovani Fantauzzi, que fará parte do acervo permanente da cidade de Divinópolis, localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A obra foi selecionada por meio de edital, lançado pela Gerdau em 2021, para comemorar os 120 anos da companhia, e será doada ao município para celebrar os seus 111 anos.  A escultura “Arte em Aço” será instalada em caráter definitivo no Complexo Gravatá, permitindo o acesso gratuito a toda a população.

O projeto inédito – que inclui a instalação de outras oito peças de artistas mineiros em diferentes municípios de Minas Gerais – também pretende enaltecer a história do estado e reforçar os laços da empresa com as cidades onde está presente. Essa é a segunda obra entregue pela Gerdau. A primeira está instalada no Jardim do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

Continua depois da publicidade

Segundo o gerente executivo da Gerdau em Divinópilis, Tiago Mascarenhas, Minas Gerais tem grande protagonismo na história de 120 anos da Gerdau, por isso a iniciativa de homenagear o estado. “Esse edital tem o intuito de reconhecer e incentivar manifestações artísticas que reforcem a riqueza cultural mineira. Queremos presentear as cidades com essas esculturas, impactar as pessoas e ampliar o contato da população com a história mineira, por meio da arte”, disse.

A cerimônia de entrega da escultura ocorreu nesta quarta-feira (31) e contou com a presença do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo e da vice-prefeita e secretária de governo de Divinópolis, Janete Aparecida,

Produzida toda em aço, a obra possui cinco metros de altura e é concebida a partir de barras de aço que brotam do chão, desenhando o espaço, geometricamente, e formando um conjunto de simetria perfeita. Para elaborar a proposta, Fantauzzi, que teve como mestres nomes como José Amâncio de Carvalho e Amilcar de Castro, foi buscar inspiração em um elemento tradicional de Minas Gerais, o aço. “A obra é um marco importante para a arte em Divinópolis e é mais um exemplo do compromisso da Gerdau com a cultura e com a valorização dos artistas brasileiros. O público terá a chance de conhecer essa obra que nasce para ser tocada, sentida e experimentada”, destaca Giovani Fantauzzi.

A escultura

A escultura traz um desenvolvimento conceitual da obra alinhado aos reconhecidos trabalhos do artista plástico contemporâneo Giovani Fantauzzi, agregando elementos que remetem a legados da história de 300 anos do estado de Minas Gerais e do Barroco. Outro legado é a consciência e a luta pela liberdade, características fundamentais da alma do povo mineiro.

Além de sua beleza estética e cultural, a escultura de Giovani Fantauzzi possui grande valor educativo. Com acesso gratuito e irrestrito a toda a população da cidade e aos turistas que passam pelo Complexo Gravatá, a obra contará ainda com um programa educativo voltado para crianças e jovens da rede pública de ensino, que serão convidados a visitar e interagir com a obra e com o escultor Giovani Fantauzzi. As atividades contarão com intérprete de libras. A obra traz placa de identificação com tradução em braile. O objetivo de tornar o trabalho acessível também para as pessoas com deficiência.

O projeto da Escultura Arte em Aço, de Giovani Fantauzzi é apresentado pelo Governo de Minas, com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais (Secult/MG). Conta com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A concepção do projeto é da Luz Comunicação.

Giovani Fantauzzi

Há mais de 50 anos, o premiado escultor Giovani Fantauzzi se dedica a criar obras em versões únicas, desde que entrou na Escola Guignard, tendo como mestres José Amâncio de Carvalho e Amilcar de Castro, com quem trabalhou e se tornou grande amigo. Uma característica marcante de Giovani Fantauzzi é trabalhar, exclusivamente, com aço oxidado, priorizando esculturas de médio e grande porte. Uma outra característica da obra do escultor é a interatividade. Sua obra é para ser tocada, sentida. A intimidade do artista com o material pode ser conferida em centenas de obras, esculturas em aço, já expostas em diversas galerias de arte e espaços públicos do país e do exterior. Desde a concepção de uma ideia, passando pelo desenho do projeto, cálculo para produção, execução e montagem estão no escopo do seu cotidiano artístico. Além da habilidade com todas as etapas para a  produção de uma obra, Fantauzzi também traz o dom de ser professor,  sendo um dos mestres na Escola Guignard. Essa experiência confere ao artista a facilidade em atuar junto às escolas e à comunidade em geral, seja para fazer palestras acerca de seu trabalho, seja para participar de oficinas com jovens ou divulgação espontânea a outros públicos.

Edital

O edital Arte em Aço possibilitou a seleção de nove propostas culturais, na área de artes visuais, com valor de até R$ 265 mil, em recursos próprios da Gerdau e incentivados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (Leic-MG). Os artistas participantes contaram com consultoria gratuita da Através – Gestão Cultural, empresa especializada nesse mercado.

Os projetos foram avaliados por uma Comissão Curatorial, formada por curadores, especialistas e pessoas com reconhecida expertise na temática do edital, bem como representantes da Gerdau e das localidades contempladas. As peças serão instaladas em espaços públicos dos municípios onde estão as principais operações da Gerdau em Minas Gerais, além de Belo Horizonte: Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Três Marias.

Sobre a Gerdau 

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade