Associação Brasileira de Fundição (ABIFA) realiza plenária na FIEMG Regional Centro-Oeste em Divinópolis

Publicado por: Redação

A FIEMG Regional Centro-Oeste, com sede em Divinópolis foi palco, na tarde da última quinta-feira (18), da Plenária da Associação Brasileira da Fundição (ABIFA) e Seminário Técnico da Fundição. Cerca de 70 empresários, fornecedores da indústria da fundição de todo país, representantes de entidades, presidentes de sindicatos e lideranças participaram do encontro.

A abertura do evento foi feita pelo Presidente do Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG) e Diretor da ABIFA, Afonso Gonzaga, que destacou a relevância da indústria de Minas Gerais para a economia do país, já que o estado é o segundo maior polo de fundição do Brasil.

Continua depois da publicidade

Em seguida, os participantes puderam acompanhar a palestra do Diretor Executivo da ABIFA, Roberto João de Deus, que apresentou dados do setor, um dos mais representativos da indústria brasileira. A palestra “Retro­t e Serviços especiais em equipamentos de fusão por Indução” foi ministrada por Hércules Vidal, da Servtherm Fornos a Indução. Harrison Ferreira, Da Sinto Brasil, apresentou a palestra “O Grupo Sinto na Indústria 4.0 – Sistema de IoT para monitoramento de equipamento de fundição melhorando o processo e aumentando a produtividade”. Da MSP Equipamentos Eletromecânicos, Thiago Ferrari, falou sobre “Solução para moldagem em máquina cold box – Case de Sucesso Fundição Nacional”. Para finalizar, Paulo Henrique Silva, da ASK CRIOS Produtos Químicos do Brasil, apresentou a palestra “Resinas ASK para moldagem e Macharia: alta produtividade ao alcance de todos”. Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas com os congressistas.

As plenárias itinerantes são uma prática iniciada desde o início da gestão de Afonso Gonzaga. No decorrer do ano o evento acontece também em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que são, ao lado de Minas Gerais, os 5 maiores polos de fundidos do Brasil. “Esse mês contemplamos Minas e aproveitamos para realizar junto um seminário, trazendo fornecedores de suma importância no processo industrial para falar de inovação, apresentando o que está acontecendo de mais novo no setor”, enfatizou o líder empresarial.

Também participou do evento, o Deputado Federal, Domingos Sávio, que defendeu a desoneração da folha de pagamento da indústria e destacou a urgência e importância da pauta. A presença do deputado representou o início da condução de uma base parlamentar do setor de fundição em Brasília. Para Gonzaga, é necessário que a classe empresarial se una em prol dessa conquista. “Todos os setores, indústria, comércio e serviços precisa estar unida para pressionar. Nós geramos emprego, provocamos remuneração e renda para o brasileiro e não podemos ser castigados com o peso exorbitantes dos tributos da folha”, defendeu.

O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, parabenizou a realização do evento e destacou a importância da indústria da região na economia do estado e do país. “Temos uma vocação industrial pujante, plural e diversificada na nossa região e a fundição cumpre um relevante papel na geração de emprego renda e promoção do desenvolvimento”, enfatizou o líder empresarial.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade