Na Gerdau, mulheres quebram tabus na indústria do aço; Número de mulheres na usina em Divinópolis é maior que a média nacional na siderurgia

Publicado por: Redação

Dentro da Gerdau, o percentual de mulheres vem crescendo acima da média nacional. A unidade em Divinópolis é uma das que apresentam esse avanço. Em 2018, as mulheres equivaliam a 5,1% dos colaboradores. Hoje, elas representam 19% do total. “Foi um desafio para mim. Mas, foi a melhor coisa da minha vida. Na Gerdau, me sinto acolhida. Sinto-me à vontade para ser quem eu sou. Isso não tem dinheiro que pague. É muito gratificante”, disse Franciele.

De acordo com o gerente executivo da Gerdau em Divinópolis, Tiago Mascarenhas, a empresa investe na preparação da parte operacional e das líderes, com capacitações que trabalham os vieses inconscientes e a liderança inclusiva. “Temos também rodas de conversas, palestras e campanhas de comunicação e conscientização em todos os níveis da organização. Essas iniciativas resultam na transformação cultural vivida pela empresa nos últimos anos”.

Continua depois da publicidade

Luana Balod, especialista em engenharia, é uma das mulheres em cargo de liderança que percebeu as mudanças ao longo da carreira. Ela ingressou na Gerdau em 2017, ainda como estagiária, se formou e passou por outras empresas na área da indústria e da engenharia. Em 2021 ela retornou à Gerdau já como líder da área. “Participei do processo seletivo e quando recebi a notícia que havia sido aprovada, descobri que estava grávida, em plena pandemia”, relata. “Logo pensei que tinha perdida a vaga, mas fui acolhida pela empresa. Trabalhei os nove meses em home office e após a licença maternidade retornei às atividades e estou muito feliz. Me senti importante e valorizada pela empresa. Hoje, me sinto realizada”, fala.

Já Franciele Borges passou por diversas empresas como freelancer e sempre sentiu vontade de conquistar o seu espaço em uma empresa que a aceitasse como ela é. Homossexual, ela vivia em João Monlevade, cidade a 116 km de Belo Horizonte, com a esposa e sempre trabalhou com serviço temporário. Em 2018, trabalhando em uma prestadora de serviço, na usina em Divinópolis, viu a oportunidade bater a sua porta. “Quando me pediram para mandar o currículo, fiquei muito feliz. Liguei para minha esposa e pedi a ela que fizesse um currículo e me enviasse o mais rápido possível. Essa era a chance da minha vida e não poderia perdê-la”, conta.

Após um tempo de espera, que foram os mais longos da sua vida, a resposta veio. “Eu tinha sido selecionada para trabalhar na Gerdau”, relembra. Hoje, ela faz parte da equipe que trabalha na Aciaria da usina. Ela está entre os 10% da força feminina que atuam na indústria do aço brasileira. O índice por gênero é do Relatório de Sustentabilidade do Instituto Aço Brasil (IAB) de 2020. De acordo com a análise, a taxa subiu 1% em relação ao biênio 2018-2019.

Para gerar mais equidade dentro do quadro de colaboradores, a empresa aposta em programas de diversidade voltados para as mulheres. Além do Empodera Elas, existe o Trainee (G. Future), Programa de Aprendizagem Industrial em parceria com o SENAI, capacitações, entre outros. Além de dar mais transparência, a companhia tem trabalhado em paralelo em programas internos para ajudar na formação de profissionais em busca de diversidade. A empresa também ajustou a estrutura física, com a ampliação de vestiários e banheiros para atender mais mulheres, além de espaços exclusivos de amamentação e banco de leite.

Mulheres na liderança

Alinhada à agenda ambiental, social e de governança (ESG, pela sigla em inglês), antes mesmo do tema ganhar a atenção global, a Gerdau investe na diversificação dentro da liderança. A usina em Divinópolis é exemplo do empenho da empresa em diversificar. Hoje, 25% do quadro da liderança é ocupado por mulheres. A meta é de 30% na posição de liderança em toda e empresa até 2025.

Sobre a Gerdau

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade