Vivo, Oi, Claro, Bradesco e TIM no topo da lista das empresas mais reclamadas nos Procons em 2022

Bancos, telefonia e cartão de crédito estão no topos dos assuntos mais demandados por consumidores segundo relatório divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça

Publicado por: Redação

No ranking do ProConsumidor – sistema de informação que começou a ser implementado no ano passado como substituição ao atual e já integra mais de 600 órgãos, entre Procons e Defensorias Públicas – registrou outras 883.750 demandas. Nesta lista serviços financeiros e telefonia também estão nas primeiras posições entre os temas mais reclamados.

Problemas com cobrança são as mais frequentes

Continua depois da publicidade

Se os setores nas primeiras posições da lista de reclamações não mudam, os problemas relatados pelo consumidor também se mantêm.

No ano que se comemora o 33° aniversário do Código de Defesa do Consumidor brasileiro, cobrança por serviço ou produto não solicitado, cobrança indevida ou abusiva, oferta não cumprida ou enganosa continuam a ser os problemas mais frequentemente relatados pelos consumidores no país.

A análise feita pela Senacon pondera, no entanto, o aumento da resolução dos problemas apresentados pelo consumidor. O setor de telecomunicações, apesar de permanecer no topo das queixas há anos, diz a secretaria, é o que apresenta os melhores índices de solução das queixas, sejam encaminhadas pelos órgãos de defesa do consumidor (84,9%) ou pela plataforma de intermediação de conflito de consumo do governo federal, a Consumidor.gov.br ( 86,8%).

A secretaria também destaca o percentual de solução do setor financeiro, de 75,9% nos Procons e de 78,7% no Consumidor.gov.br.

Entre as demandas do setor, a Senacon destaca as demandas envolvendo cartões de crédito e débito que representaram quase 40% dos registros desde segmento no portal, seguido por crédito consignado (16,8%).

Em tempo de inadimplência alta, a principal queixa em relação aos cartões foi renegociação de dívidas.

A renegociação de dívida, aliás, foi o tema escolhido como foco do mês do consumidor pela Senacon que está realizando um mutirão em conjunto com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e os Procons pelo Brasil afora.

O que dizem as empresas mais reclamadas

A Oi afirma investir “continuamente no aprimoramento de seus serviços” e acrescenta que tem “atuado em três frentes de trabalho para melhorar continuamente sua prestação de serviços: maior eficiência operacional e qualidade nos serviços, melhoria do atendimento e investimento na transformação digital do negócio, priorizando a experiência do cliente. A companhia lembra ainda que, no ano passado, vendeu sua unidade de telefonia móvel e conduziu um complexo processo de migração de clientes para as operadoras compradoras ao longo do ano.

Em nota, o Bradesco diz buscar constantemente “medidas que aprimorem os serviços prestados, por isso todas as manifestações dos clientes são atenciosamente recebidas, analisadas e respondidas pela Ouvidoria do banco”. A instituição diz ainda que faz ” investimentos em treinamento do quadro de colaboradores, o contínuo investimento em infraestrutura e a adoção de medidas necessárias com as áreas internas, envolvidas nas manifestações, a fim de corrigir eventuais falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento”.

A Vivo, por sua vez, afirma “ter o cliente no centro de suas decisões e atua de forma assertiva e constante para aumentar, cada vez mais, a resolutividade das demandas e a satisfação dos clientes”. A operadora chama atenção para a posição de destaque da emrpesa “em resolutividade e satisfação entre as 20 maiores empresas de todos os segmentos presentes nas plataformas Consumidor.gov e Sindec”.

A TIM, por sua vez, afirma trabalhar “para ser reconhecida como a melhor operadora de telefonia e, para isso, se compromete em ouvir seus consumidores, com a ampla oferta de canais de atendimento, e atuação com agilidade, respeito e transparência para a resolução das demandas, pois entende a importância dos serviços de telecomunicação”. E acrescenta que a foi a” operadora móvel que mais reduziu as reclamações recebidas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com redução de 50% no Índice de Reclamações em 2022 em comparação à 2019.

Procurada a Claro disse que não vai comentar.

E procurada a Oi ainda não respondeu ao pedido de posicionamento da reportagem.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade