Divinópolis: Parceria entre SENAI e SINVESD abre vagas gratuitas para curso de costura industrial

Publicado por: Redação

Uma parceria entre o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (SINVESD) e o SENAI/FIEMG oferta vagas gratuitas para o curso Operador de Máquina de Costura Reta e Overloque. Essa iniciativa é um projeto continuado que conta também com o apoio do SICOOBDIVICRED – Desde o ano passado, o programa já atendeu aproximadamente 80 pessoas da comunidade de Divinópolis que foram capacitadas e estão aptas para serem absorvidas pelas indústrias do Polo de Moda de Divinópolis. A maioria já sai do curso com a vaga garantida na indústria.

O curso é ministrado pelo Instrutor do SENAI, Sérgio Murilo, e tem duração de 80 horas. Em pouco mais de 1 mês os alunos têm a formação básica específica para iniciar o trabalho dentro da fábrica, onde ela terá incentivo e treinamento para ampliar as habilidades adquiridas.

Continua depois da publicidade

A primeira turma de 2023 será concluída na próxima semana. Schneider Bruno Assis Carvalho Campos, de 38 anos, estava desempregado quando iniciou o curso e foi contratado como ajudante de corte por uma confecção de Divinópolis. “Essa foi a grande oportunidade da minha vida. Sou de uma família de costureiros e nunca pude aprender por falta de condições e por ter que trabalhar pesado. Chegou a minha oportunidade, já estou trabalhando, entrei como ajudante de corte e assim que formar tenho a possibilidade de galgar outras posições dentro da fábrica”, contou.

Próxima turma começa em 13 de março e ainda há vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas no SINVESD, pelo telefone (37) 3222-3854.

A assistente de RH da Tempo de Criança Moda Infantil, Letícia Santos, conta que tem em seu quadro de funcionários uma aluna formada na primeira turma do programa. “Aqui eles têm o treinamento básico dos processos e no dia-a-dia da empresa acaba de qualificar para suprir a necessidade de mão de obra que é muito grande no Polo”, afirmou.

De acordo com o Coordenador do SINVESD Hideraldo Souza, a expectativa é que todos os participantes possam ser absorvidos pelo mercado, já que não há exigência de prática. “A grande vantagem e impacto desse projeto é a capacitação de pessoas que nunca costuraram; em 45 dias de curso elas estão aptas para serem introduzidas nas indústrias de confecção e lá vão continuar o aprendizado. Além disso, unimos o útil ao agradável, já que há uma escassez de mão de obra de costureiro na indústria”, explicou.

Informações sobre o Curso Operador Máquina de Costura Industrial Reta, Overlock e de Braço

1) Destinado a pessoas de 16 a 45 anos que NÃO saibam costurar.

2) Aulas presenciais de segunda a sexta-feira de 18h30 às 21h50 no SENAI, com duração de 45 dias.

3) A aluna(o) deverá estar disponível para ser encaminhada(o) para vaga de emprego como costureira(o) para as empresas participantes deste projeto.

4) No ato de inscrição para o curso é cobrado uma taxa de R$ 100 que é devolvido aos alunos junto com certificado de conclusão do curso. Não há mensalidades.

 

Fonte

Gracielle Castro

Analista de Comunicação

FIEMG Regional Centro-Oeste

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Lucimeire de jesus silva disse:

    Eu quero.ainda há vagas?tem algum número de WhatsApp

  2. Simone Rezende De Carvalho disse:

    Tenho 52 anos ñ encaixo na idade mais tenho muita vontade de aprender costurar já sou cortadeira

  3. Rosilene Martins Pereira disse:

    eu quero

Continua depois da publicidade