Programa do Sebrae de educação empreendedora é lançado em Divinópolis e deve capacitar cerca de mil professores

Publicado por: Redação

Para fortalecer a cultura empreendedora no ambiente escolar, o Sebrae Minas, em parceria com a prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ensino (Semed), realizou hoje, 02 de março, o lançamento do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O objetivo é capacitar cerca de mil professores do município neste ano, para que eles possam aplicar os conhecimentos em suas vidas pessoais e também replicá-los para os seus alunos. Divinópolis é a primeira cidade da região Centro-Oeste a receber o projeto com a meta de atingir 100% da rede municipal.

O lançamento do curso contou com a participação de 18 educadores da equipe de coordenação pedagógica da rede municipal, e marcou o início das atividades do JEPP. A turma participará de três encontros de 8 horas, totalizando 24 horas de capacitação. Durante as aulas, os profissionais vão aprender sobre o significado do empreendedorismo, características necessárias para o empreendedor, como atuar no mundo do trabalho, mercado e oportunidades, entre outros. O objetivo é repetir esse processo com todos os educadores da rede pública municipal de ensino.

Continua depois da publicidade

A primeira turma volta a se reunir nos dias 3 e 7 de março, encerrando o processo com uma “feira de ideias”, momento em que os participantes apresentam soluções para os problemas que identificaram nos seus locais de trabalho, a partir de um olhar proativo e sustentável. Além disso, os educadores também devem ser instigados a desenharem um projeto de implantação de suas ideias e, em datas que ainda serão definidas, apresentarão o andamento desses trabalhos e trocarão experiências.

O JEPP integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae, iniciativa que tem o objetivo de ampliar e tornar mais acessíveis as discussões em torno do empreendedorismo nas instituições de ensino brasileiras, levando conteúdos e metodologias para os diferentes níveis de educação, da básica à superior. “A educação empreendedora amplia as possibilidades de escolha profissional, auxiliando os jovens em sua decisão de criar o próprio negócio ou mesmo ser protagonista em sua jornada dentro de alguma organização”, explica Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade