Vereador de Divinópolis invade Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e polícia é chamada; Enfermeiro repudia e diz que UPA não é trampolim para políticos (vídeo)

Publicado por: Redação

O vereador Hilton de Aguiar (MDB) tem por hábito ser um assíduo “fiscal”da Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto (UPA 24h) em Divinópolis, é lá que ele pratica suas ações eleitorais assistencialistas. Contudo, em uma incursão ao local que ocorreu na terça-feira (21) por volta das 21h30min, segundo o Boletim de Ocorrência Policial. Após ter entrado no recinto e ter aberto todos os consultórios sem que tivesse tido autorização para tal ação, em consequência disso, Flávia Isabel Barbone, coordenadora de enfermagem chamou a polícia relatando que o vereador estava dentro da unidade causando transtornos. Ela explicou que foi orientada pelo médico coordenador da UPA a tomar tal decisão.

No Boletim de Ocorrência Policial consta que o médico Janio Candido Rosa Junior confirmou que estava realizando uma consulta médica em um paciente quando o vereador Hilton de Aguiar abriu a porta e entrou sem qualquer aviso ou autorização. Assim como a enfermeira Maraisa Nogueira Alves também disse que estava exercendo sua função na urgência e emergência, quando Hilton por duas vezes entrou sem autorização.

Continua depois da publicidade

Já o diretor de regulação, Rafael Otaviano Ribeiro da Silva, explicou para os policiais que lavraram o Boletim de Ocorrência, que ele foi acionado a comparecer na UPA devido a presença do vereador Hilton. E que ao chegar ao local o encontrou do lado de fora. Mas o convidou para entrar e transitar em diversos locais da UPA. Fato este que deixou o vereador “satisfeito” e ele foi embora antes que a força policial chegasse.

A Secretaria de Saúde, que é responsável indiretamente pela UPA Padre Roberto, chegou a emitir uma Nota de Esclarecimento sobre o comportamento do vereador.

Hilton por sua vez, de forma simplista, ao Divinews negou que tivesse cometido qualquer irregularidade de invasão do local, disse que antes de abrir as portas dos consultórios, batia e entrava, não entrava simplesmente sem bater.

O enfermeiro Adilio de Castro representando a categoria fez um vídeo de repúdio a conduta do vereador Hilton de Aguiar e ao final afirmou que a UPA não é trampolim político para ninguém.

 

 

Nota de Esclarecimento – Acesso a área restrita da UPA (Prefeitura de Divinópolis)

 A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informou hoje (23/2) que, com base em comunicado de trabalhadores da empresa Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (Ibrapp), atual gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, investiga a suposta conduta inapropriada de vereador de Divinópolis ocorrida ontem (22/2), quando, apesar de desempenhar uma das funções típicas do legislador, a saber, a fiscalização, se teria excedido no exercício do poder/dever ao ingressar recinto de acesso restrito a profissionais de saúde, contra instruções de não fazê-lo.

 Noutra frente, temos a narrativa do vereador de que não teria acessado os locais de circulação e acesso restrito. Ante versões contraditórias, e no esforço por averiguar que sucedeu, a Semusa solicitou o envio das imagens das câmeras de segurança da unidade, que sem dúvida servirão para identificar a versão correta do incidente.

É importante ressaltar que a  UPA de Divinópolis está composta por setores como a Sala de Emergência (Sala Vermelha), que assiste pacientes em situação de exposição, que podem estar desnudos ou em roupa íntima, pelo que é necessário ter cuidado com a circulação de pessoas não autorizadas na relação de cuidado, mantendo a dignidade e a intimidade dos pacientes. Por isso, providências foram tomadas para garantir que as pessoas que ingressam no local sejam profissionais estritamente orientados à saúde dos usuários.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Fernando Almeida Prates disse:

    Dá até curiosidade pra saber quem vota nesse tipo de político.

  2. GIL disse:

    Oportunista, nada mais que isto.
    Angariar votos futuros com o sofrimento dos outros é muita falta de sensibilidade.
    Existem muitas outras formas de fiscalizar a situação da saúde, mas não precisa de nenhum alarde para isto.

  3. Anônimo disse:

    Numa cidade de porte como Divinopolis, já passou da hora de outra UPA !
    Parabens vereador a presença do legislativo sempre bem vinda, entendo claramente quem fez trampolim foi o enfermeiro querendo aparecer…..

    Outra UPA JA!
    DIVINOPOLIS MERECE

  4. GIL disse:

    Este é um vereador despreparado, populista e sem noção.
    Fazendo palanque eleitoral com os problemas alheios.
    Será que já houve na história política da cidade uma Câmara tão ruim assim?

  5. Ursula disse:

    Tem que entrar mesmo pra ver o caos que é essa upa.

  6. Bruno disse:

    Quem é esse cidadão falando em nome da UPA? No mínimo mais um oportunista querendo se promover para a próxima legislatura Divinopolitana! Infelizmente os candidatos para o legislativo e o executivo da cidade se destacam assim! Triste realidade. Acorda Divinópolis.

  7. Anonimo disse:

    Ele e vereador e pra isso mesmo observar se estão trabalhando mesmo Parabéns vereador

  8. Eduardo Viriarto disse:

    Questão simples: imagine só se a mãe de qualquer um nós em uma.consulta, sem parte das vestimenta, o que é algo normal, qual seria sua opinião? Se fosse sua filha? Se fosse sua esposa? Precisamente vindo deste vereador que notoriamente é uma pessoa baixa, sem preparo, que fala absurdos para as mulheres, mesmo as que ele não conhece. Pior ainda, fazendo espetáculo com a saúde e sofrimento dos outros para ganhar votos. Não só pense nisso, mas espalhe isso até outubro de 2024, quando tem eleição.

Continua depois da publicidade