Novos vereadores de Divinópolis assumem pregando neutralidade, mas sinalizam que serão governo; Presidente prevê dois anos de obras na Câmara

Publicado por: Redação

O ano legislativo da Câmara Municipal de Divinópolis começou na última quinta-feira (02), com a realização da 1ª reunião ordinária de 2023. A sessão morna foi marcada por duas novidades: a estreia dos dois vereadores suplentes, Periquito e Anderson da Academia e  um  plenário improvisado na Loja Maçônica.

Continua depois da publicidade

O presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Print Junior, disse que as instalações do legislativo em Divinópolis estão passando por um processo de revitalização que deve durar dois anos. A obra inclui a troca do piso do plenário, substituição de portas e janelas. Print Junior disse que a previsão era concluir a reforma do plenário antes do início do ano legislativo, mas não foi possível. Com isso, nas próximas semanas, as reuniões dos vereadores vão acontecer no espaço cedido, gratuitamente, pela Loja Maçônica. Como não há acessibilidade, cadeirantes interessados em acompanhar as discussões dos vereadores não vão conseguir assistir as sessões no plenário improvisado na Loja Maçônica. Foi justamente isso o que a equipe do Divinews presenciou na reunião da última quinta-feira.

Além da mudança provisória de local, o ano legislativo da Câmara Municipal de Divinópolis começou com outra novidade, a presença dos dois vereadores suplentes, Anderson da Academia, que assume a vaga de Eduardo Azevedo, eleito deputado estadual, e Piriquito Beleza, que ocupa o lugar deixado por Lohanna França, também eleita deputada.

Nossa equipe acompanhou a reunião da Câmara e conversou com os novos vereadores, que se esquivaram dos questionamentos e usaram a velha e conhecida fala de “estar sempre à serviço dos interesses do povo”, porém, ao que tudo indica, tanto Piriquito quanto Anderson não devem querer desagradar o Prefeito Gleidson, e devem se manter ao lado dos interesses do executivo, mesmo em situações polêmicas.

Anderson da Academia é novato no meio político, nunca havia ocupado cargo eletivo. Ele disse que vai levantar a bandeia do esporte e prometeu “fiscalizar para manter a cidade organizada”. Questionado pelo Divinews sobre ser oposição ao prefeito Gleidson, Anderson disse que gosta do trabalho até então feito por ele, mesmo que “não em todas as áreas”. E afirmou que “enquanto ele estiver fazendo um bom trabalho, seguirei um trabalho ético junto a ele”. Já foi mordido pela mosca do poder e quer estar perto do prefeito.

Piriquito Beleza foi vereador em Divinópolis entre 2013 e 2016, mas não conseguiu se reeleger nas duas últimas eleições. Nos próximos dois anos enquanto parlamentar, Piriquito deve manter a velha e conhecida postura que adotou no mandato anterior, de não saber (ou não querer) fazer oposição à prefeitura. Governista de carteirinha, Piriquito disse que vai “trabalhar em prol do cidadão divinopolitano. Se Gleidson enviar um projeto que seja bacana para a cidade, estarei ao lado dele. Se não, eu não o apoiarei”. Insistimos no questionamento em relação a assuntos polêmicos, em que muitas vezes o interesse público não se alinha ao que é proposto pelo município e Piriquito se esquivou e não respondeu claramente, dando claros indícios de que vai se manter ao lado da prefeitura, ainda que o interesse dos eleitores não seja o mesmo.

Os dois novos vereadores vão ter dois anos até concluir o mandato. Vão precisar mostrar serviço e conquistar a confiança dos eleitores para, quem sabe, conseguirem votos suficientes na eleição de 2024. Mas, pelo que vimos até então, Divinópolis ganhou mais dois parlamentes interessados em apoiar o prefeito e se aproximar do poder, ao invés de realmente fiscalizar, questionar e cobrar melhorias para a cidade.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Gustavo disse:

    Alguém aí entendeu o que o calopsita falou????? Esse é o político que a cidade merece……

  2. Gil disse:

    De políticos inexpressivos podemos esperar um mandato tampão, muito bem remunerado, e preparação para a próxima eleição. Infelizmente é isto é o que podemos esperar destes dois.

  3. Anônimo disse:

    Periquito…Papagaio seja lá o que for, nós funcionários da prefeitura estamos de olho em vc.

Continua depois da publicidade