Prefeito de Divinópolis se recusa a sanciona lei que autoriza pagamento do piso salarial da enfermagem

Publicado por: Redação

O prefeito de Divinópolis Gleidson Azevedo (PSC) se recusou a sancionar o Projeto de Lei 122/2022, de autoria do vereador Roger Viegas (Republicanos). Aprovado por 14 votos favoráveis na sessão da Câmara do dia 27 de outubro, o projeto “autoriza o Município de Divinópolis, a aplicar o novo piso salarial aos profissionais de enfermagem”. Na prática, o projeto apresentado pelo vereador não tem nenhuma utilidade do ponto de vista legal, já que o piso salarial da enfermagem é de legislação federal, através da Lei 14.434, sancionada no dia 4 de agosto desse ano. Independente do projeto apresentado por Roger Viegas, a Prefeitura já estaria obrigada a pagar o piso, em cumprimento à legislação federal.

Embora a lei municipal não tenha nenhuma influência para o pagamento do piso, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) se recusou a sancionar o projeto aprovado pela Câmara. De acordo com a Lei Orgânica do Município, em seu artigo 5º, obedecidos os prazos, se a proposta aprovada pela Câmara não for sancionada pelo prefeito, cabe ao presidente da Câmara promulgá-la. Dessa forma, após a aprovação do projeto, como o prefeito não sancionou a proposta dentro dos prazos previstos, o presidente da Câmara, Eduardo Print Júnior (PSDB) promulgou a norma, que se transformou na Lei 9.135, de 29 de novembro de 2022.

Continua depois da publicidade

PISO SUSPENSO

O piso salarial da enfermagem está suspenso desde o dia 4 de setembro, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei que fixou o reajuste. A ADI 7.222 alega que as instituições públicas e privadas não teriam verbas suficientes para bancar o novo valor fixado para o piso salarial de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras. A Ação foi proposta pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e acatada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, que concedeu um prazo de 60 dais para que o Congresso apresente as eventuais fontes de recursos para bancar o piso.

MANIFESTAÇÃO

Em manifestação na ADI apresentada na segunda-feira (5/12), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) pediu o fim da suspensão liminar da Lei da Enfermagem. Na petição, o Cofen alega que o impacto econômico do piso já foi estimado, que medidas de mitigação orçamentária estão sendo adotadas, que não há risco de demissões em massa e que não cabe ao Poder Judiciário interferir em decisões políticas amplamente discutidas e estudadas pelos outros poderes.

“O piso da Enfermagem foi aprovado em dois turnos por mais de 97% dos parlamentares e sancionado pelo poder executivo na mesma medida. As alegações de inconstitucionalidade feitas pela CNSaúde não param em pé, já foram todas desmistificadas. Portanto, precisamos restabelecer o direito e colocar o piso nos contracheques dos trabalhadores”, defende a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Ao suspender o piso, o ministro Luis Roberto Barroso considerou que seria prudente determinar a suspensão da lei até o momento em que fosse possível uma análise detida a respeito dos possíveis impactos negativos que poderiam surgir com a adoção dos pisos salariais impugnados.

Pesquisas recentes da Fiocruz demonstraram que mais de 70% dos trabalhadores da saúde sofrem com fortes sinais de esgotamento e cansaço devido ao excesso e à sobrecarga de trabalho. A Fiocruz também constatou que os salários desses trabalhadores são demasiadamente baixos, sendo insuficientes para seu sustento e incompatíveis com as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“A criação do piso salarial que ora se discute, então, ao contrário de provocar demissões em massa, seria capaz de valorizar a profissão e incentivar não só a manutenção dos profissionais da Enfermagem em seus empregos, mas também o ingresso de novos profissionais qualificados e capazes de contribuir para a melhoria da saúde pública e privada do país”, alegou o Cofen.

 

Fonte: SINTRAM

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Geraldina Andalécio Batista disse:

    Ele não precisa né? Dos serviços prestados pelos enfermeiros. Ele não tem um irmão que passou por uma leucemia e precisou dos serviços desses profissionais. Essa corja de Azedo é o câncer de Divinópolis. E a vice Janete também. São uns idiotas.

  2. ANONIMO disse:

    Pois é né… Sem comentários…

  3. Flavia Letícia lolli Vieira disse:

    Que vergonha

  4. anônimo disse:

    Vergonhoso esse prefeito de não aprovar o piso salarial para uma categoria de trabalhadores tão sofrida decepção total

  5. Wendel Fabiano Costa disse:

    Me perdoe mais eu se fosse ele pensava direitinho sobre o assunto,se ele soubesse como e tratar um doente dentro de um hospital seja público ou particular,fica a dica sem mais.

  6. Ramon disse:

    Ele entende de verdura, de gestão não. Isso que acontece ao colocar uma pessoa sem O MÍNIMO de conhecimento para esse cargo. VERGONHA.

  7. Gilberto Espíndola Bitencourt disse:

    Infelizmente deram o trono do circo de Azevedolis pra ele agora banana pra quem não for afins dele né.

  8. Joerbeth Ramos disse:

    Mas prefeito.
    Vc que fica dando uma de honesto e critica muitas mazelas na política.
    Vc acabou de fazer uma. triste realidade essa sua.
    Hipócrita !

  9. Andre disse:

    Aí ohhh alguém marca o Cleitinho nisso aí?????

    1. JOSÉ NILDO DOS SANTOS disse:

      coloca esse borra bota no lugar dele,esse vendido! Esse cara não entende de nada de gestão,tira essa coisa ruim daí ligeiro!

  10. Poliana disse:

    Temos que valorizar os enfermeiros… Pelo que vemos estão valorizando outros… Dando gratificações e aumentos de salários para os seus apoiadores…

  11. Gorete Jesus disse:

    Mais q prefeito bão… Mininu de ouro (de tolo)

    1. Ramon disse:

      Vai vender verdura, prefeito, você não entende nada do cargo que está! Isso que acontece ao colocar uma pessoa sem NENHUMA QUALIFICAÇÃO para esse cargo. Cleitinho na próxima eleição vai tentar eleger seu cachorro para prefeito.

  12. Sergio robert disse:

    Deixa esse vagabundo fica doente . O povo ainda vota numa carniça dessa.

  13. anonimo disse:

    lei federal so pra pobre

  14. Silvania Aparecida de Almeida Cardoso sl disse:

    Que isso prefeito vai fazer sujeira agora pois tem assessor de vereador que ganha mais que um técnico de enfermagem que trabalha 12 por 36 e o principal mexe com vidas e não merece receber pelo seu trabalho um salário mais ou menos digno tô decepcionada

Continua depois da publicidade