Minas registra segunda morte provocada por fortes chuvas; idoso é arrastado por enxurrada

Publicado por: Redação

A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) registrou a morte de um idoso nesse sábado (26), em Bom Jesus do Galho, após ser arrastado por uma enxurrada decorrente das fortes chuvas que atingiram o município localizado na região do Rio Doce – É o segundo óbito provocado pelas chuvas em Minas Gerais desde o final de setembro, quando começou a temporada de precipitações que têm atingido o estado. Segundo o Corpo de Bombeiros de Caratinga e a Defesa Civil de Bom Jesus do Galho, a vítima era um homem de 71 anos, que tinha Alzheimer, e foi arrastado por uma enxurrada que invadiu sua casa. A primeira morte havia sido notificada em Piraúba, na Zona da Mata mineira.

No estado, 39 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida pela Cedec-MG até esta segunda-feira (28/11). O número de desabrigados chega a 865 (quando há danos ou ameaça de danos às residências e os moradores precisam de abrigo público), e há 2.770 pessoas desalojadas em Minas Gerais (quem precisou desocupar suas casas em decorrência dos efeitos diretos do desastre mas encontraram abrigo nas casas de parentes ou amigos).

Continua depois da publicidade

Ajuda especializada

Coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, o tenente-coronel Sandro Corrêa  pede que a população fique atenta a sinais que podem indicar riscos ocasionados pelas chuvas e consequente encharcamento dos solos. “Neste momento de intensificação do período chuvoso, com chuvas previstas para praticamente todo o estado de Minas Gerais, pedimos às pessoas que tomem muito cuidado com o fenômeno do encharcamento do solo. Isso pode provocar situações adversas, principalmente nas residências. Então, se a pessoa observar  sinais como estofamento do piso, frestas na parede e também estofamento e projeção de massa nos barrancos, deve ficar atenta. Preste atenção ainda no mau fechamento de portas e janelas e também na inclinação de árvores e postes. Fique atento, chame a Defesa Civil, chame o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, pois seu município pode estar tendo uma instabilidade de solo”, avisa.

Sobre as chuvas do último fim de semana nos vales do Jequitinhonha e do Aço, o tenente-coronel acrescentou que equipes da Defesa Civil já foram enviadas para as cidades mais atingidas. “Também estamos prestando ajuda humanitária e apoio aos municípios que solicitaram.”

Doações

O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Cedec-MG, tem atuado em todos os municípios afetados pelas chuvas, prestando apoio humanitário e técnico para mitigar os impactos nas cidades atingidas.

Até a semana passada, tinham sido distribuídas 1.833 cestas básicas, além de 424 colchões, 1.053 kits higiene (com sabonete, papel higiênico, creme dental, absorvente e escova de dente), 574 kits dormitórios (com fronha, lençol, travesseiro e cobertor), e outros 2.661 itens diversos, como água mineral, vestuário, alimentos, fraldas, lonas, kits limpeza e outros.

Capacitação e kits

Em setembro, o Governo de Minas, também por meio da Cedec, realizou a capacitação, atualização e nivelamento dos agentes regionais, que estão aptos a atuar no período chuvoso no apoio aos municípios que necessitem. As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil também foram capacitadas nesse evento para trabalharem junto ao órgão estadual.

A atual gestão fez o maior investimento em Defesa Civil da história de Minas Gerais, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Ao todo, foram adquiridos 497 kits (R$ 163,4 mil cada), contendo viatura 4×4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos.

O investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em abril de 2020, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

 

Fonte: Agência Minas

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade