Em eleição histórica, Lula derrota Bolsonaro e volta à Presidência da República; Lula presidente do Brasil

Publicado por: Redação

Na eleição mais disputada da história democrática brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, venceu Jair Bolsonaro, do PL, e vai voltar à Presidência da República. Lula teve 50,8% dos votos contra 49,16% de Bolsonaro. No momento de maior polarização política do país, Lula confirmou a tendência apontada pelas pesquisas e conquistou a vitória.

Lula travou uma batalha política histórica com Bolsonaro. O Brasil se dividiu entre a direita bolsonarista e a esquerda petista. Será o terceiro mandato de Lula na Presidência da República. Durante a campanha, Lula e Bolsonaro trocaram acusações e apresentaram visões bastante distintas sobre vários temas, como por exemplo, a crítica de Lula ao estímulo bolsonarista à flexibilização do porte de armas. Lula também criticou bastante o trabalho de Bolsonaro durante os últimos quatro anos à frente do governo brasileiro. Dessa forma ele conquistou o apoio de vários partidos, inclusive os que normalmente costumam ser oposição ao PT, mas que formaram uma coalização com o objetivo de derrubar Bolsonaro. O lema de Lula, desde o início da campanha, foi “unir o Brasil para reconstruir o país”.

Continua depois da publicidade

Luiz Inácio Lula da Silva tem 77 anos. Ele nasceu no agreste pernambucano e, antes da política, foi metalúrgico e sindicalista. Durante a ditadura militar, Lula liderou grandes movimentos operários e ajudou a fundar o PT, Partido dos Trabalhadores em 1980. Durante a década de 1980 Lula foi uma das lideranças do “Movimento Diretas Já” e, desta forma, ingressou na política. Em 1986 Lula foi eleito Deputado Federal. Ele concorreu à Presidência da República em 1989, 1994 e em 1998, sendo derrotado nas três vezes. Em 2002 Lula foi eleito Presidente do Brasil pela primeira vez, sendo reeleito em 2006.

Uma das marcas dos governos de Lula foram as políticas públicas. Ele se diz “pai” de vários programas, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e o Fome Zero. Ao longo dos oito anos na presidência, Lula disse ter melhorado os indicadores econômicos brasileiros, diminuído o número de brasileiros com fome, reduzindo a desigualdade social, que o tornaram um dos políticos mais populares da história do Brasil. A popularidade o ajudou a eleger a sucessora dele, Dilma Roussef, também do PT, eleita em 2010 e reeleita em 2014.

Lula também se envolveu em uma série de polêmicas, estando em meio a diversas denúncias que supostamente o ligam a esquemas de lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e escândalos de corrupção. Em 2017, durante a Operação Lava Jato, ele foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo então juiz Sério Moro. Em abril de 2018 Lula foi preso, sendo o primeiro ex-presidente da República nesta situação. Ele ficou, atrás das grades, até novembro de 2019, após 580 dias.

O petista se diz terrivelmente contrário a tudo o que é feito e defendido pelo atual presidente Jair Bolsonaro. A partir de janeiro de 2023 Lula terá mais 4 anos à frente da presidência da república e promete colocar em prática várias promessas que fez durante a campanha, como a manutenção do Auxílio Brasil, isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês, retomada de programas habitacionais, reativação de projetos de saúde à exemplo do Mais Médicos, ampliar a distribuição gratuita de medicamentos e ampliar a oferta de vagas nas creches e escolas públicas.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Daniel disse:

    O Brasil será destruído.

    Parabéns aos 56 milhões de BURROS.

    Vamos virar uma Venezuela por causa dessas BOSTAS de pessoas

    1. MATEUS disse:

      CHORAAAAAAAAAAAAA GADOOOO. PARA QUEM FALOU QUE SERIA NO 1º TURNO , ORGULHO DE VER ESSA DERROTA KKKKK CHORA CHORA GADO MANSO.

      1. Daniel disse:

        Parabéns jumento

        Vocês realmente são Burro pra cacete
        Quando perder o emprego, ou for roubado, ou outra merda… Faz o L.

Continua depois da publicidade