2º turno da eleição presidencial cria guerra de narrativa religiosa na internet, com acusações de satanismo e outras polêmicas (Vídeos)

Publicado por: Geraldo Passos

Desde domingo, com o fim da contagem dos votos e confirmação de que haverá 2º turno para eleição presidencial, a disputa política no Brasil se acirrou ainda mais. Lula e Bolsonaro travam batalha mais polarizada da história democrática brasileira. E em meio à disputa por votos, uma guerra religiosa se criou, sobretudo na internet. Bolsonaristas acusam Lula de ser satanista. Enquanto apoiadores do PT dizem que Bolsonaro vai entregar o país nas mãos de Satanás, em uma imagem em que ele está em uma loja maçônica. 

É de conhecimento geral que Bolsonaro e Lula representam visões distintas e criaram uma polarização política como nunca antes vista no país. De um lado, os bolsonaristas, que se dizem cristãos defensores da família e dos bons costumes. Na campanha, uma das estratégias principais desse grupo foi dizer que Lula, se eleito, iria corromper o Brasil, principalmente as crianças, com projetos ligados ao aborto, religião e outros temas polêmicos. Já os petistas, se defendem dizendo que não há, por parte de Lula, nenhuma intenção de ‘demonizar’ o Brasil, nem impor qualquer escolha religiosa ao país.

Continua depois da publicidade

Se a disputa já estava acirrada antes do 1º turno, agora, a situação está ainda mais extrema. E para angariar os votos dos indecisos, ou mudar a opinião de quem escolheu um dos lados, a internet se tornou um dos maiores campos de batalha. É praticamente impossível acessar qualquer rede social sem ser metralhado com conteúdos atacando Lula ou Bolsonaro. Os ânimos estão exaltados. As opiniões e convicções criaram rixas até entre familiares. Troca de ofensas, um jogo de acusações e uma enxurrada de fake News se formaram.

O Brasil é um país laico. O que quer dizer, em tese, que a religião não deve interferir na política.  Ou melhor, não deveria interferir. Afinal, não dá para esperar que as pessoas não escolham seus representantes desconsiderando suas afinidades e opiniões religiosas, influenciadas principalmente pelos valores cristãos. E esse ponto tem sido a chave para a guerra que se formou neste atual momento da política brasileira.

Os “homens de bem” dizem que, mais do que uma disputa para escolher quem assumirá a presidência da república pelos próximos quatro anos, o que acontece, na verdade, é uma disputa cristã, pelos valores que os pais ensinam a seus filhos, uma guerra da fé. Em Divinópolis, inclusive, há várias igrejas pregando que, se Lula for eleito, o caos vai reinar sobre a terra. E usam o discurso da religião para defender Bolsonaro. Há, também, quem tenha a visão contrária e diga o mesmo sobre o atual presidente, candidato à reeleição.

Logo após o fim da apuração dos votos, ainda no domingo, várias pessoas começaram a compartilhar, nas redes sociais, o vídeo de um suposto satanista dizendo que os adoradores de Lúcifer estariam ao lado de Lula, que seria, inclusive, alinhado a essa vertente anti-cristã. O pânico se espalhou entre os religiosos, que bombardearam o conteúdo como forma de tentar convencer cristãos, que votaram em Lula, a mudar o voto no 2º turno. O discurso é de que não é possível que alguém cristão apoie Lula, que seria satanista.

Houve milhares de compartilhamentos. Várias páginas de grupos ligados a Bolsonaro divulgaram o vídeo. Inclusive Cleitinho, Senador eleito por Minas Gerais, reproduziu o conteúdo com seus seguidores na internet. Cleitinho usou o vídeo do suposto satanista defensor de Lula para pedir que os cristãos votem em Bolsonaro, para defender os valores religiosos. O alcance foi tanto que grupos políticos podem que o Tribunal Superior Eleitoral puna Cleitinho por difundir fake News.

Diante da repercussão, até a própria campanha de Lula se pronunciou. Na página oficial do candidato, uma mensagem foi postada comentando o caso. “Quem espalha isso é desonesto e abusa da boa-fé das pessoas. O vídeo circulou em muitos canais do Telegram e grupos de WhatsApp e comprova como os apoiadores de Bolsonaro abusam da boa-fé de das pessoas. A verdade, como já repetimos antes, é que Lula é cristão, católico, crismado, casado e frequentador da igreja. Não existe relação entre Lula e o satanismo”, disse o comunicado.

Como contra-ataque nessa guerra religiosa, petistas começaram a compartilhar nesta terça-feira um vídeo em que Bolsonaro aparece discursando em uma sessão de maçonaria. “Nós corremos um risco muito sério. Tão, ou até mais grave que a corrupção, que é a questão ideológica”, diz Bolsonaro logo no início da gravação. Ao que parece, as imagens são antigas, provavelmente antes da campanha de 2018, mas o assunto caiu como uma bomba entre alguns apoiadores de Bolsonaro, já que o envolvimento com a maçonaria é mal visto por evangélicos, parte importante dos eleitores de Bolsonaro.

O vídeo de Bolsonaro na maçonaria também está sendo bastante compartilhado. E já há na internet, inclusive, comentários de bolsonaristas dizendo que ele teria “traído a fé” de seus apoiadores. E os petistas estão “nadando de braçada” com esse conteúdo, usando o material para dizer que Bolsonaro é hipócrita, e não valoriza os valores cristãos da forma como costuma dizer. Algumas pessoas usam o vídeo na maçonaria para dizer que Bolsonaro prometeu “entregar o Brasil a Satanás, se for eleito”, apesar de não haver nenhuma menção a isso no trecho do vídeo que está sendo compartilhado. Bolsonaro ainda não comentou o caso.

Na guerra por votos, a disputa que saiu das urnas, ganhou a internet e achou munição na religião, ainda há muita coisa por vir até o resultado do 2º turno. E em um país onde há tantas pessoas que valorizam os valores cristãos e da família, usar o “satanismo” como ataque a um dos candidatos certamente parece ser uma estratégia que vai esquentar ainda mais a corrida pelo Palácio do Planalto.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Maria disse:

    O vídeo compartilhado por páginas de esquerda têm a finalidade de manchar a imagem do presidente e se deu no início da corrida eleitoral de 2018, contexto que os candidatos dialogam com todas as camadas da sociedade (inclusive a maçonaria). Era a primeira experiência do então candidato. Após eleito, em seu governo, não há relatos de que houve apoio formal ‘a maçonaria. Diferentemente de Lula, que não é católico, pois recebeu bençãos com pipoca na cabeça, é apoiado por satanista e que indicou ministros abortistas para o STF (destacando que por lá a pauta abortista avançou, dentre outras, contrárias ‘a Igreja Católica). Cuidado com as fake news!

  2. Rafael Matos disse:

    A diferença entre maçons e satanistas é enorme Geraldo! Não dá para comparar fiote…..Prefiro um presidente criastão e maçon do que um que se diz cristão e fica ai recebendo pomba gira, lava pés em terreiros de macumba e apoiado por satanistas! Entendeu….

  3. Rafael Matos disse:

    A diferença entre maçons e satanistas é enorme Geraldo! Não dá para comparar fiote…..Prefiro um presidente criastão e maçon do que um que se diz cristão e fica ai recebendo pomba gira, lava pés em terreiros de macumba e apoiado por satanistas!

  4. Wagnner disse:

    Pra saber quem fala a verdade é só olhar quem destila ódio nas palavras e quer o país armado.
    Olhar quem os “pastores” estão apoiando em peso e expulsando fiéis que não pensam como eles…
    Nosso País e nossa Democracia estão correndo grande risco..

Continua depois da publicidade