TAC proposto pelo MP obriga Prefeitura de Divinópolis cadastrar cães e gatos do município para vacinação

Publicado por: Redação

O cadastramento de cães e gatos é em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) determinado pelo Ministério Público à Prefeitura de Divinópolis, que propiciará a implantação de políticas públicas de proteção animal com a adesão do município ao projeto de Vacinação de Cães, patrocinado pela empresa Samarco, em parceria com uma ONG de Juiz de fora, garantindo a vacinação de três mil animais da cidade  entre os dias 14 a 17 de setembro.

A imunização combaterá as seis principais doenças que acometem a população canina: a cinomose; a parvovirose; a leptospirose; a hepatite infecciosa; parainfluenza e a coronavirose canina, uma doença causada por um tipo de coronavírus (diferente do causador da Covid-19).

Continua depois da publicidade

As vacinas são conhecidas como V8 (ou óctupla), e serão aplicadas pela equipe de veterinários da ONG, sem custo algum. O projeto é de iniciativa da Samarco, e será realizado pela ONG Ajuda, com apoio da Coordenação de Cuidado Animal. Para vacinar o seu animal, será necessário o registro no Cadastro Municipal de Cães e Gatos de Divinópolis, que emitirá a data, horário e local da vacinação.

Todo cão com mais de 45 dias de vida poderá ser vacinado, entretanto, filhotes com mais de 45 dias e menos de 5 meses precisam tomar a 2ª e 3ª dose. Nesse caso, essas doses não serão disponibilizadas pelo município, e suas aplicações ficarão a cargo e custo dos tutores dos animais.

Não é aconselhável a aplicação de vacina em cadelas com menos de 60 dias de lactação e, após vacinadas, a amamentação deverá ser interrompida. Os animais deverão ser apresentados nos postos de vacinação, acompanhados de um tutor maior de idade (18 anos ou mais), que deverá apresentar documento com foto.

O cadastramento pode ser feito através do App Divinópolis, disponível para download nos celulares com sistema Android ou IOS ou acessado no link: https://divinopolismg.appcidades.com.br/access/.  O tutor interessado deve realizar o cadastro clicando no ícone VACINAÇÃO CANINA, e após isso, deverá selecionar a data desejada para a vacinação.

Locais, dias e horários de vacinação

  • 14/9, das 8h às 17h: Centro Administrativo da Prefeitura (Av. Paraná, 2.601, São José, Divinópolis/MG);
  • 15/9, das 8h às 17h: Centro Administrativo da Prefeitura (Av. Paraná, 2.601, São José, Divinópolis/MG);
  • 16/9, das 8h às 17h: Complexo Esportivo do Planalto (Rua Itambé, 5, Planalto, Divinópolis/MG);
  • 17/9, das 8h às 12h: Estacionamento da Rodoviária.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade