Cirurgia bariátrica pelo SUS é realizada em Divinópolis no CSSJD, pela primeira vez

Publicado por: Redação

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) realizou nesta última quarta-feira (06) a primeira cirurgia bariatria pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital. A cirurgia foi realizada por meio de uma ação desenvolvida pelo CSSJD junto à Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, por meio de uma  emenda Parlamentar, sendo a primeira de dez cirurgias a serem realizadas na instituição, pelo SUS este primeiro momento.

A paciente foi uma mulher de 44 anos que ficou na fila de espera para liberação por cerca de três anos. Quando passou por diversas avaliações.

Continua depois da publicidade

O procedimento, considerado minimamente invasivo durou cerca de uma hora e foi realizado pelos Cirurgiões Bariátricos Dr. Arilton Ferreira, Dr. Douglas Maurício e pelo Cirurgião Geral, Dr. Renan Elias Valério. De acordo com Dr. Arilton, a paciente possuía diversas comorbidades, como uma grave síndrome metabólica, pré-diabetes, alterações de colesterol, triglicérides e gordura no fígado. Em razão desta situação, havia uma indicação expressa pela cirurgia bariátrica, devido ao insucesso de outras técnicas para emagrecimento e melhoria da saúde.

O médico evidenciou a importância do impacto da cirurgia realizada tanto para a paciente quanto para a história da instituição, que agora inicia uma nova etapa em suas páginas. “É realmente um passo importante tanto para a saúde e vida da paciente, quanto para a região, com a realização da primeira cirurgia bariátrica pelo SUS na instituição, com o apoio dessa estrutura e o preparo do pré-operatório de excelência realizado no ambulatório da Prefeitura de Divinópolis. As expectativas são as melhores para ela. Hoje mesmo ela já inicia uma dieta oral com ingestão de muito líquido e, se tudo correr bem, amanhã, pode receber alta e ir embora para sua casa”, detalhou.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade