Um dos maiores líderes empresariais de Minas, Afonso Gonzaga revela que Divinópolis é polo da América Latina, de produtos de utensílios domésticos em alumínio; Quatro empresas participarão da FENAF

Publicado por: Redação

Em entrevista ao Divinews, Afonso Gonzaga, presidente do Sindicato da Indústria de Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG), e segundo vice-presidente da Associação Brasileira de Fundição (ABIFA), além de fazer parte da diretoria da Federação das Industria do Estado de São Paulo (FIESP), e no último dia 27 de maio foi empossado como Conselheiro da Fundação GORCEIX, uma das mais importantes instituições de apoio ao desenvolvimento de ciências e tecnologia do setor Mineral Metalúrgico e assistência social no Brasil, após ter informado sobre a realização da 19ª Feira Latino-Americana de Fundição (FENAF), que acontecerá em São Paulo, na próxima segunda-feira (13) até quinta-feira (16), paralelamente ao Congresso ABIFA de Fundição (CONAF), informou o que poucos divinopolitanos, mineiros e brasileiros não sabem, que Divinópolis é o maior polo de indústrias que fabricam produtos de utensílios domésticos em alumínio, por isso quatro empresas do município que pertencem a esse segmento, Alumínio JR, Aluferro, Alumínio Jalice e Aloeste  participarão da feira, além de outras três da cidade de Cláudio, Fundição Santa Clara, Fundição Atlanta e Isoaço. 

Afonso Gonzaga, também ex-presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, por três mandatos,  diz ser necessário que o mundo tenha conhecimento que Divinópolis é um polo de produtos em alumínio e a feira, por ser  internacional vai  fazer com que isso aconteça. “As feiras propiciam o crescimento de uma empresa, quer seja uma indústria, ou qualquer outro tipo de negócio. As feiras são indutoras de desenvolvimento”.

Continua depois da publicidade

O líder empresarial falou das dificuldades que a pandemia da covid-19 provocou para as empresas de um modo geral. Destacou o setor de eventos, de forma presencial e aí lembrou do evento empresarial ‘Centro-Oeste Faz’, que acontecia com o apoio do Sebrae e tinha como objetivo a aproximação do público com as empresas. “Esse tipo de ação precisa ser retomada”.

Afonso reforçou que Divinópolis continua a ser um dos maiores polos confeccionistas do Brasil, além da região ser um polo metalúrgico, avalia ainda ser também da Construção Civil e da indústria siderúrgica.  Incita que os gestores de tais segmentos pensem não só no futuro, mas no presente, mostrando a inovação e o que pode ser feito neste momento para melhorar a condição de vida das pessoas, que é o fator de maior importância em qualquer tipo de gestão, seja publica ou privada. “É primordial criar uma cidade com qualidade de vida, em todos os aspectos. Isso depende muito do líder e temos que cobrar isso para tornar Divinópolis uma das melhores  cidades para se viver”.

O furo de reportagem que Afonso falou ao Divinews por meio do Whatsapp, ter sido indicado eleito e depois empossado como conselheiro da Fundação Gorceix, que é muito forte na metalurgia e na mineração, e com isso ele passa a atuar e ter voz também neste segmento.

Gonzaga ao falar que ele tem ainda mais três anos como diretor da FIESP, finalizou explicando um pouco de diferença entre os empresários paulistas e os mineiros: “Eu tenho dois grupos de whatsapp, um com os paulistas e outro com os mineiros. Nós temos muito menos palminhas no grupo de empresário de São Paulo do que de Minas. Então a gente fala de negócios de inovações. Precisamos dar uma adequada nisso”.

A FENAF deverá reunir mais de 500 marcas da cadeia produtiva de fundição, abrangendo os setores de automação e controle da produção, fundições de metais ferrosos e não ferrosos, fornecedores de equipamentos de fusão e vazamento, impressão 3D, modelação e ferramentaria, além de fornecedores de matérias-primas, insumos e máquinas-ferramenta, entre outros. Das 13 as 20 h, no Pro Magno Centro de Eventos, que fica localizado na Avenida Professora Ida Kolb, 513, em São Paulo.

 

Entrevista realizada no dia 30 de maio

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade