Medida Provisória de Bolsonaro prejudicará emprego para ‘menor aprendiz’, lamenta presidente do GEEC na Câmara de Divinópolis

Publicado por: Redação

Jomar Teodoro, presidente do Grupo de Educação, Ética e Cidadania (GEEC), que usou o plenário da Câmara de Divinópolis na reunião ordinária desta última quinta-feira (10), alertou que a Medida Provisória 1.116, de 4 de maio de 2022, assinada pelo presidente Bolsonaro, é muito  prejudicial para os jovens que buscam o primeiro emprego e vai ser o fim do Programa Menor Aprendiz, porque dispensa de contratação de novo aprendiz, após efetivação de um que prestava serviço na empresa. Ou seja, desobriga os empresários de novas contratações, rompendo assim, o ciclo das contratações desta categoria, conforme prevê a lei atual. “É o fim do Programa Menor Aprendiz”, alertou – Foi a Câmara para pedir que os vereadores interfiram diretamente com os deputados federais que eles apoiam para não deixar que tal medida seja aprovada na Câmara Federal. 

O objetivo do presidente do GEEC em usar a Tribuna Livre da Câmara, foi para pedir aos vereadores que façam gestão com os deputados federais para que não se aprove a lei com os artigos que acaba com o programa nacional de aprendizagem, e ainda que a Câmara vote uma moção de repúdio contra tal medida.

Continua depois da publicidade

Falando da importância do trabalho realizado, Jomar Teodoro disse que o GEEC hoje tem mais de 600 aprendizes e que a atuação do grupo possibilitou emprego de mais de 5 mil jovens em Divinópolis e região.

O GEEC – Grupo de Educação, Ética e Cidadania – é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve diversos projetos culturais, educacionais, científicos, esportivos, ambientais, de saúde e de assistência social, visando a promoção da educação, da ética, da cidadania, da paz, dos direitos humanos, da democracia, da alteridade e de outros valores. Atua em Divinópolis e região desde 2003.

Acompanharam a reunião da Câmara, além do tribuno, Jomar Teodoro, estiveram presentes no auditório da Câmara, alunos da instituição; professores: Adriano Mauro dos Santos e Eliel Bahia; as professoras Fernanda Mendes Toledo e Gislaine Roberta Pereira, e também Alessandro Batista Prazeres, mais Rechard José Tavares, da diretoria da entidade.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Aline vc disse:

    Parabéns ao Jogar e sua equipe! Conheço esse projeto e vejo como ele é importante para a sociedade. Essas pessoas que fizeram comentários contrários mostram que são empresários seguidores do incompetente, financista, inescrupuloso e desumano Paulo Guedes.É a turma do “o meu direito é lucrar abusivamente, isso aí é problema da Educação, do Governo”. Mas a Educação não consegue melhorar porque o governo e sua turma não deixam desviam muito, muito, muito dinheiro da Educação! Quantos escândalos de corrupção na Educação nesse desgoverno Bolsonaro!!! Mais uma vez: parabéns a Jogar e sua equipe! E que mais empresários competentes e humanos continuem apostando nesse projeto!

  2. Anônimo disse:

    Esse cara deveria ser investigado e esse GEEC também, não pagam imposto como Iptu e alugam o imóvel pra outras empresas. Ministério Público deveria abrir uma investigação neles. Só querem mamar

  3. Cidadão com conhecimento de causa disse:

    Ainda há por desconhecimento quem acha um absurdo essa MP. As empresas já são oneradas com o pagamento mensal ao sistema “S” e ainda tem que bancar aprendizagem. É incoerente pagar por um serviço que deveria ser em 100% dos casos gratuitos ( mas não é ) e ainda bancar com todas as despesas inerentes à ele. Coitado do consumidor, paga tudo isso embutido no preço final das mercadorias. Enquanto isso, o dinheiro da educação….

  4. Anônimo disse:

    Deveria acabar logo com isso, os jovens e hoje não querem trabalhar não, vagas para aprender tem muitas , mais eles não querem, querem só ficar no tiktok.

    1. Márcio José disse:

      Não generalize os jovens, não são todos que querem ficar no tiktok o dia inteiro, o programa beneficia milhares de jovens que buscam seu primeiro emprego em empresas que, quase sempre, obrigam que seus funcionários tenham experiência comprovada em carteira.

    2. Anônimo disse:

      Acho errado tem muitos jovens que ainda querem trabalhar, acabando com essa ideia estará prejudicando esses jovens

    3. Tio do Opala amarelo. disse:

      É sempre bom lembrar que as leis que um presidente ou governador assinam vieram de algum legislador e chegam aprovadas pela Câmara e Senado, no caso federal.
      É interessante perceber que leis impopulares sempre caem na conta dos chefes dos executivos. Mas a populistas sempre possuem vários pais, vários deputados e senadores.

  5. Empresário disse:

    Parabéns Bolsonaro.
    Tudo que é obrigatório, causa dispêndio aos custo empresa no Brasil. É uma inversão de valores wm atribuir às empresas o ônus da educação é errado. Isso deve ser obrigação do Poder púbico em capacitar o jovem cidadão ao mercado de trabalho, com educação de qualidade. As empresas não aguentam mais tantas obrigações e o consumidor pagar de forma embutida no preço o custo de tudo isso. Melhor dar uma boa educação e incentivo fiscal para contratação do primeiro emprego, do que inverter o ônus de tudo isso para os empreendedores no Brasil. Parabéns Bolsonaro.

    1. Anonimo disse:

      Parabéns BOLSONARO! os jovens de h9je não querem nada com trabalho e responsabilidade, só fazer tatuagem no C.. e seguir Anitta e Felipe Neto! Fora esquerda Mortadela

    2. Márcio José disse:

      Tira a obrigatoriedade do seu funcionário chegar todos os dias no mesmo horário, deixa ele fazer 3 horas de almoço, dá 60 dias de férias pra ele. Já que tudo que é obrigatório é ruim e te gera despesa, tira a obrigatoriedade de certas coisas então. Tinha que ser empresário mesmo, que pensa só no próprio umbigo pra falar isso kkkkkkk. O programa auxilia os jovens a entrar em um mercado de trabalho que quase sempre obriga os empregados a ter experiência, me explica como você vai ter experiência se nem ao menos empregado você já foi?

    3. Anônimo disse:

      👏👏👏👏👏👏

Continua depois da publicidade